28/07/2014

Cerca de 3.700 pessoas foram beneficiadas com as obras

Duas unidades de saúde são entregues reformadas para a população

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan entrega nesta terça-feira, dia 29, às 9h, a reforma do Posto Resende, antigo Posto do Estado, que fica em frente ao Colégio Santa Ângela. A obra beneficiou cerca de 2.300 pessoas. As melhorias incluíram reforma geral, com a troca das instalações elétricas e hidráulicas, pintura, recuperação de telhado, readequação do espaço interno e climatização.

No Posto Resende, são oferecidas consultas com médicos clínico geral, ginecologista e pediatra, além dos programas DST/HIV/Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. A unidade abriga também o Programa de Imunização e o Dispensário de Medicamentos.

Os serviços começaram no final do ano passado e custaram R$ 202.258,49, com recursos dos governos federal e municipal.

Mauá - Na quarta-feira, dia 30, será inaugurada a reforma do módulo de Saúde da Família de Visconde de Mauá, que ganhou também novas salas para nebulização, esterilização e fisioterapia. A obra, que custou R$ 172.908,73, entre recursos federal e municipal, vai beneficiar em torno de 1.400 pessoas.

A unidade conta com uma equipe formada por médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, essas reformas visam a oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes e a proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais.

- Na primeira etapa, concentramos as obras nas unidades de saúde da zona urbana do município e agora estamos contemplando os postos de saúde da zona rural - explicou a superintendente.

Na avaliação dela, as ações desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família são fundamentais para diminuir os agravamentos de saúde e as internações causadas por complicações de saúde.

- Os módulos do Programa Saúde da Família são responsáveis pelos trabalhos de prevenção, ou seja, o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, da vacinação das crianças e a realização de exames preventivos para mulheres - enumerou.

Os moradores também têm à disposição nas unidades consultas médicas, com enfermeira, pré-natal, atendimento em grupos e realização de procedimentos, como aferição de pressão, curativos e nebulização.

A Prefeitura está ainda construindo novos postos de saúde na Morada da Barra e na Cidade Alegria, que devem ser entregues até o final do ano.

Palavras chaves: SAÚDE