13/05/2009
Dia de Luta Antimanicomial será lembrado em Resende com exposição
Mostra apresentará trabalhos feitos por pacientes
Crédito: Arquivo - ACOM/PMR
Em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida promove nesse sábado, dia 16 de maio, a partir das 9 horas, um evento no calçadão de Campos Elíseos com objetivo de despertar a atenção da população para o assunto. Durante o evento, as pessoas vão conhecer de perto os trabalhos de artesanato, pintura e bijouterias, entre outros, feitos pelos pacientes dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), um programa especial de saúde da Prefeitura que atende cidadãos adultos com transtornos mentais.
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental de Resende, Ângela dos Santos Monteiro, “ainda existe um certo preconceito por parte de algumas pessoas com relação ao doente mental”.
- Há pessoas, por exemplo, que chegam a ter medo do doente mental, por achar que podem ser agredidas por ele. Mas estas pessoas esquecem que podem ser agredidas a qualquer hora do dia, na rua, por uma pessoa dita normal. O evento deste sábado vai reforçar a divulgação do trabalho realizado junto a estes pacientes e destacar que eles também são cidadãos merecedores do respeito da sociedade – disse Ângela, frisando ainda a participação dos pacientes em oficinas de capoeira, teatro, reciclagem, mídia e expressão do corpo.
A coordenadora lembra que o Ministério da Saúde (MS) estabelece limites de internações para pessoas portadoras de transtornos mentais. No caso de Resende, o município está abaixo do limite estabelecido pelo Ministério: atualmente, a cidade conta com 48 pacientes internados, 17 pacientes a menos do que o número mínimo fixado para Resende (65).
O atendimento ambulatorial da Prefeitura aos pacientes é feito nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Aberta e no CAPSAD (Centro de Atenção Psicosocial para Usuários de álcool e outras drogas). Além disso, a Prefeitura planeja para este ano a implantação do CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil).