12/05/2014

Cursos profissionalizantes gratuitos têm 90 vagas disponíveis

Cursos são direcionados a moradores inscritos no Cadastro Único da Assistência Social

Cursos profissionalizantes gratuitos têm 90 vagas disponíveis

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Estão abertas as inscrições para 90 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, oferecidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Neste mês estão sendo oferecidas vagas para Montador de Painéis Elétricos, Garçom, Almoxarife, Depilador e Cuidador de Idosos.

- Os cursos são direcionados para moradores a partir de 16 anos, inscritos no Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) - comenta o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira.

Através do Pronatec, serão iniciadas no próximo dia 19 de maio, as aulas do curso de Montador de Painéis Elétricos, que forma o profissional que executa operações de montagem de quadros de comandos comerciais e industriais. Estão disponíveis 18 vagas, para o curso que tem duração de 160 horas e acontecerá das 13 às 17 horas, no Senai, com exigência do Ensino Fundamental completo.

Também estão sendo oferecidas, para aulas no SENAC, 10 vagas para o curso de Garçom, com inicio dia 20 de maio, todas às terças e quintas-feiras, das 8h ao meio-dia, com 252 horas de duração, sendo que o aluno deverá ter o Ensino Fundamental completo. E nesta semana se iniciam os cursos de Almoxarife (30 vagas), Cuidador de Idosos (20 vagas) e Depilador (12 vagas), com inscrições ainda abertas, e aulas também no SENAC e todos com para o Ensino Fundamental incompleto.

As inscrições devem ser feitas na sede administrativa do Pronatec em Resende, que fica na Rua Simão Cunha, 5, no Centro Histórico - antigo asilo, apresentando cópia do CPF e também o NIS (Número de Inscrição Social); ou na unidade de Assistência Social mais próxima de casa (CRAS Itapuca, Jardim Esperança, Toyota, Lavapés; CRAS Itinerante e CREAS).

- Estamos em pleno crescimento econômico, com a chegada de grandes empresas e a abertura de novos comércios. Estes cursos vêm de encontro com a meta da administração do prefeito José Rechuan, de qualificar a mão de obra local, para atender a demanda das oportunidades de emprego que vem surgindo - comenta Alfredo.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO