29/01/2014

Começam as obras de Centro Educacional Infantil para atendimento de até 170 crianças

Creche está sendo construída em parceria com Instituto Nissan junto ao Parque das Águas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A educação infantil em Resende ganhará mais um investimento este ano. A Prefeitura, em parceria com o Instituto Nissan, iniciou as obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil - na Rua Sarquis José Sarquis, bairro Jardim Jalisco, junto ao Parque das Águas. Com prazo de entrega de seis meses, a creche terá capacidade para atender até 170 crianças, com idade entre três meses e seis anos.

A unidade está sendo construída num espaço de 2.000 m², em área do município com apoio do Instituto Nissan, entidade que reúne ações de responsabilidade social da fabricante de veículos. O projeto foi elaborado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura e o Instituto Nissan, que investirá cerca de R$ 2 milhões na construção do Centro Educacional.

A nova escola contará com salas de atividades, salas de descanso, sanitários infantis (com área para banho), fraldário, lactário e sala multimídia. O setor administrativo será composto de secretaria, salas de administração, direção e de professores, além de almoxarifado. Já a área de serviços contará com depósito, lavanderia, rouparia, refeitório e consultório.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, a unidade será administrada pela Prefeitura, cabendo ao Instituto Nissan acompanhar a manutenção pedagógica e de equipamentos durante o tempo de duração do convênio, que é de 10 anos.

- Para ampliar e melhorar o atendimento à população na educação infantil, a Prefeitura vem investindo na construção e reforma de creches. O objetivo é atender a demanda de mães que trabalham fora e necessitam de um espaço adequado e seguro para deixar os filhos - ressalta o secretário.

Já Márcia Ribeiro, presidente do Instituto Nissan, afirma que "educação e família são os pilares básicos para a construção da sociedade moderna". "Esses são os valores da Nissan que visa colaborar com a sociedade onde está inserida", completa.

Outra conquista recente do município foi a inauguração do Centro de Educação Infantil Maria das Dores de Almeida Duarte,  no bairro Morada do Contorno. A unidade, entregue à população no final do ano passado, tem capacidade para atender 144 crianças de zero a três anos de idade, em período integral - das 7h30 às 17h.

O investimento desta outra unidade fez parte de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Programa ProInfância. Os recursos foram do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que repassou o valor total de R$ 1.227.000,00, com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 383.230,45. No mesmo padrão também estão sendo construídas as creches da Morada da Barra e da Cidade Alegria.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO