28/03/2014
Artistas de Resende fazem leitura dramatizada de depoimentos sobre 50 anos do golpe militar
Leitura de testemunhos de personalidades consagradas será feita no Espaço Z
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Nesta segunda-feira, dia 31 de março, o Espaço Z sediará a leitura dramatizada de depoimentos de personalidades brasileiras sobre os 50 anos do golpe militar e sua influência na produção artística nacional. Com o tema "Quando a Arte foi à Luta", o evento será aberto ao público e acontecerá a partir das 20h, com entrada franca.
Serão apresentados depoimentos das seguintes personalidades: Roberto Farias, Betty Faria, Fernanda Montenegro, José Celso Martinez Correa, Tom Zé, Lauro César Muniz, Gilberto Braga e Silvio Tendler; que serão respectivamente interpretados pelos artistas da região André Whately, Mônica Izidoro, Anna Zelma Campos, Daniel Fortes, Renato Martini, José Leon, Arthur Vinciprova e Symão Francisco.
O evento é promovido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e segundo seu idealizador, Luiz Arnaldo Gastão, os depoimentos impressionam, pois neles são abordados os bastidores de uma época em que o artista tinha sua liberdade cerceada, no teatro, na TV, na literatura e na música.
- Em seus testemunhos, os artistas são muito contundentes e falam de um universo que talvez seja desconhecido para muitos até hoje. Eles abordam a realidade artística daquela época e os caminhos que tiveram que traçar para expressar sua arte mesmo com a censura. Este não é um evento somente cultural, mas histórico também, pois fala de uma parte importante da história do nosso país - ressalta Gastão.
O Espaço Z fica na Avenida Gustavo Jardim, s/nº, no Centro, ao lado da Rodoviária Velha. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (24) 3354-6933 e 3354-3762.
Palavras chaves: HISTÓRIA