Indústria e Comércio

28/02/2013

AMAR e Secretaria de Turismo definem ações do Programa Monitor de Ecoturismo para 2013

Monitoramento de trilhas também está previsto no projeto

AMAR e Secretaria de Turismo definem ações do Programa Monitor de Ecoturismo para  2013

Crédito: Antônio Leão - PMR

A Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) e a Secretaria de Turismo e Eventos retomarão, a partir de março, as atividades do Programa Monitor de Ecoturismo. A parceria entre os dois setores tem como objetivo realizar levantamento e diagnóstico dos atrativos naturais de Resende, mapear e monitorar trilhas e propor ideias que minimizem os possíveis impactos ambientais causados pela visitação de turistas nestes pontos.

O cronograma de atividades de 2013 foi definido em reunião realizada na última terça-feira (26), entre a secretária de Turismo, Bárbara Balbinot, o superintendente municipal de Turismo, Lucas Ramos, e a coordenadora do Programa, Adriana Santos. Durante o encontro, o grupo acertou também detalhes para a elaboração de um projeto piloto para capacitar, como monitores turísticos, jovens e moradores de áreas do entorno de unidades de conservação e trilhas.

- Estamos dispostos a dar total apoio a esta ideia, pois através do Programa também promovemos a conservação do patrimônio natural de Resende, já que mobilizamos guias, turistas e as comunidades que moram no entorno dos nossos atrativos naturais - afirmou a secretária Bárbara Balbinot.

Além de debater o projeto piloto, no encontro ficou decidido que a primeira área a receber o monitoramento do grupo este ano será a região da Fumaça, na Cachoeira da Fumaça e na Água Branca, no dia 7 de março. "Nos anos anteriores, as atividades de monitoramento e mapeamento de áreas eram feitas em um dia da semana. A partir deste ano, faremos este trabalho em dois dias: às terças-feiras iremos monitorar áreas da zona rural e, às quintas, continuaremos a monitorar as trilhas das unidades de conservação", explica a Adriana Santos, lembrando que a equipe técnica do programa conta com profissionais da AMAR, da Secretaria de Turismo, do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal e do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN).

Trilhas para turismo - Durante a reunião, o superintendente de Turismo destacou que a Secretaria analisará o levantamento de trilhas feito em 2012 pelo Programa Monitor de Ecoturismo e, a partir daí, definir a possível utilização de algumas delas para uso turístico. "Há áreas com grande potencial para o ecoturismo. Vamos analisar este diagnóstico, visando às trilhas que podem ser usadas para turismo, para então iniciar os diálogos com proprietários das áreas que possuem estes atrativos", explica Lucas Ramos.

Palavras chaves: TURISMO