Resende

19° Min35º Max

Novo

Coronavírus

prevenção é a melhor proteção

O que é?

O que é?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O COVID-19 é o mais novo deles. E, por ter sido descoberto apenas no ano passado na China, não existe vacina.

Como ocorre a contaminação?

Como ocorre a contaminação?

Igual à gripe comum, pelo ar. Por meio do catarro e das gotículas de saliva que nós soltamos ao tossir, ao espirrar e até respirar. E o vírus é tão contagioso, que uma gotícula pode contaminar as mãos, as outras pessoas e até objetos, como celulares, maçanetas, mesas, teclados, etc. O período de incubação vai de 5 a 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer mesmo antes do surgimento dos sintomas.

Sintomas

Sintomas

É um vírus com os sintomas muito semelhantes com o da influenza, como febre, queda do estado geral, sintomas respiratórios. E, como todos os outros coronavírus, pode, em uma parcela dos casos, evoluir para quadros graves, principalmente para uma pneumonia, encefalites, e, menos comum, para as otites.

Prevenção

  1. Lave regularmente as mãos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Esfregue da ponta das unhas até os punhos. Sem se esquecer de lavar entre dos dedos. Se não der para lavar as mãos, use um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  2. Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
  3. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres
  4. Utilizar álcool em gel nas mãos
  5. Evite abraços, beijos e aperto de mão.
  6. Fique em casa quando estiver doente.
  7. Limpe e desinfete celulares, outros objetos e superfícies que são tocadas com frequência.
  8. Evite lugares com aglomeração de pessoas: shows, teatros, estádios, cinemas, igrejas, etc.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2020. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados