Resende

20° Min30º Max

Novo Coronavírus

Novo

Coronavírus

prevenção é a melhor proteção

O que é?

O que é?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O COVID-19 é o mais novo deles. E, por ter sido descoberto apenas no ano passado na China, não existe vacina e o nosso organismo ainda não tem imunidade para combatê-lo.

Como ocorre a contaminação?

Como ocorre a contaminação?

Igual à gripe comum, pelo ar. Por meio do catarro e das gotículas de saliva que nós soltamos ao tossir, ao espirrar e até respirar. E o vírus é tão contagioso, que uma gotícula pode contaminar as mãos, as outras pessoas e até objetos, como celulares, maçanetas, mesas, teclados, etc. O período de incubação vai de 5 a 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer mesmo antes do surgimento dos sintomas.

Sintomas

Sintomas

É um vírus com os sintomas muito semelhantes com o da influenza, como febre, queda do estado geral, sintomas respiratórios. E, como todos os outros coronavírus, pode, em uma parcela dos casos, evoluir para quadros graves, principalmente para uma pneumonia, encefalites, e, menos comum, para as otites.

Prevenção

  1. Lave regularmente as mãos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Esfregue da ponta das unhas até os punhos. Sem se esquecer de lavar entre dos dedos. Se não der para lavar as mãos, use um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  2. Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
  3. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres
  4. Utilizar álcool em gel nas mãos
  5. Evite abraços, beijos e aperto de mão.
  6. Fique em casa quando estiver doente.
  7. Limpe e desinfete celulares, outros objetos e superfícies que são tocadas com frequência.
  8. Evite lugares com aglomeração de pessoas: shows, teatros, estádios, cinemas, igrejas, etc.

Medidas Preventivas

Todas as decisões anunciadas estão em acordo com a decretação de emergência em Saúde Pública de importância internacional  pela OMS (Organização Mundial da Saúde), já seguida pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado. 


1 - Criação da Sala de Situação

Grupo de trabalho formado por profissionais e técnicos da Secretaria de Saúde para acompanhar casos de coronavírus em Resende.

2 - Criação do Grupo Executivo 

Grupo de trabalho formado por profissionais e técnicos de diversas áreas para acompanhar casos de coronavírus em Resende.


3 - Ativação do Plano Municipal de Contingência para bloqueio e mitigação do COVID-19

Medida prevê capacitação e contratação de pessoas, ampliação de estoques de insumos e materiais, aumento da capacidade de atendimento e aumento da equipe da Vigilância Epidemiológica, além da adoção de medidas de bloqueio à propagação do vírus.


4 – Adequação da rede municipal de saúde

Unidades já estão sendo visitadas e preparadas para eventual necessidade de receberem pacientes infectados pelo novo coronavírus, para que em caso de necessidade tenham menor impacto possível no atendimento considerado cotidiano já ofertado à população.


5 - Campanha maciça de divulgação

A partir de orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos faz campanha maciça para deixar a população consciente sobre a situação diante do coronavírus.


6 – Medidas restritivas para visitação no Hospital de Emergência

Cada paciente internado nas alas do Hospital de Emergência tem direito a receber apenas um visitante.


7 - Medidas preventivas na Saúde

Suspensão de cirurgias eletivas; exames eletivos de diagnóstico e consultas ambulatoriais, com exceção dos casos graves ou prioritários, quando autorizadas pelo Superintendente Municipal de Atenção Especializada ou pelo Secretário Municipal de Saúde, pelo prazo de 15 (quinze) dias. 


8 – Medidas restritivas na Santa Casa de Misericórdia 


9 - Entrega do pronto-socorro do Hospital de Emergência

A Prefeitura conseguiu acelerar as obras e montagem da mobília para aumentar a capacidade da unidade em possíveis casos de coronavírus.


10 - Suspensão das aulas na Rede Municipal 

Medida de distanciamento social é recomendada pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.


11 – Cancelamentos ou adiamentos de eventos e projetos

Seguindo o preconizado pela Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, a Prefeitura cancelou ou adiou a realização de eventos, bem como de projetos com previsão de aglomeração de pessoas.


12 - Transporte Público 

Reduzir em 50% a capacidade de lotação de passageiros do transporte coletivo municipal, considerando apenas passageiros sentados. 


13 - Funcionamento do Pátio Administrativo

Equipes com 50% (cinquenta por cento) de servidores em cada uma delas; as equipe deverão alternar semanalmente entre si, de maneira que não prejudique o andamento dos serviços. O Pátio Administrativo vai fazer atendimentos ao público das 14h às 17h, com a condição de 1 pessoa por vez dentro de cada setor; 


14 - Todos os receituários de Medicamentos de “USO CONTÍNUO”, com validade para MARÇO, ABRIL, MAIO e JUNHO, terão sua validade estendida por 120 dias, 90 dias, 60 dias e 30 dias consecutivos;


A partir de 18/03/2020:


Suspensão do passe livre de estudantes para que seja incentivada a quarentena voluntária de crianças e jovens. 


A partir de 19/03/2020, está suspenso: 


  • Quaisquer atividades com presença de público em salões de festas, casas de festas, casas de show, boates, salões comunitários, auditórios para eventos e/ou estabelecimentos congêneres. 

  • Shows, cinema, teatro, eventos desportivos, eventos científicos, comícios, passeatas e afins.

  • Atividades em academias, centros de ginástica, centros de lutas e estabelecimentos similares.

  • Banho em lagoa, rio ou piscina pública.


A partir de  20/03/2020: 


  • Fechamento todas as praças, parques, quadras e jardins; 

  • Fechar o Estacionamento Rotativo do município;

  • Suspender as atividades de paraquedismo, bem como as atividades de voo livre no município de Resende e distritos;

  • Fechar todos os Templos Religiosos de qualquer culto;

  • Fechar o Mercado Popular.


A partir de 21/03/2020: 


  • Suspensão de atividades de todos os shoppings centers, exceto farmácias, clínicas médicas, empresas de alimentação, supermercados e aqueles que operam no sistema delivery para gênero alimentícios;


A partir de 23/03/2020: 


  • Fechar totalmente o comércio, exceto restaurantes, postos de gasolina, farmácias, clínicas médicas, empresas de alimentação, supermercados e aqueles que operam no sistema de delivery; 

  • Suspender as atividades de todas as barracas da feira livre;


Supermercados e afins

Os estabelecimentos que estiverem em funcionamento deverão estabelecer fluxo contínuo de entrada e saída de clientes observando o limite de clientes nas áreas livres de circulação, resguardando a distância mínima de 02 metros. Na hipótese de ocorrerem filas nas portas e no interior do estabelecimento, será necessário que seja organizada área para que as pessoas guardem 02  metros de distância entre si, inclusive com a colagem de fitas no chão de coloração vermelha ou amarela, devendo ser retiradas após o término do atendimento.


Padarias

Apenas para retirada do produto no local, sem a permanência do público, e serviço de entrega delivery.


Agências bancárias e afins

Ficam suspensas as atividades prestadas por meio do atendimento presencial nas agências bancárias, com exceção, apenas, dos sistemas de autoatendimento (caixas eletrônicos) e redes de cartão de crédito e débito, incluído o desbloqueio e cadastramento de senha dos referidos cartões.


Lotéricas
Aplicam-se às casas lotéricas todas as regras estabelecidas para os supermercados e estabelecimentos de vendas de gênero alimentício; Os estabelecimentos que estiverem em funcionamento deverão estabelecer fluxo contínuo de entrada e saída de clientes observando o limite de clientes nas áreas livres de circulação, resguardando a distância mínima de 02 metros;


Bares e lanchonetes

Funcionamento permitido até 18h, sendo que seu horário só deve atingir o máximo de seis horas diárias para atendimento direto ao público. após  às 18h pode ocorrer o serviço de delivery. 



Hotéis e pousadas

Limitar a 30% a ocupação em Hotéis e Pousadas no município de Resende, os quais estão localizados na área central e bairros. Fechar todos os hotéis e pousadas no município de Resende, os quais estão localizados nos Distritos e regiões turísticas (Serrinha do Alambari, Capelinha, Visconde de Mauá, Engenheiro Passos, Rio Preto, Vargem Grande, Fumaça e Jacuba).



Fiscalização

A fiscalização quanto ao cumprimento das medidas determinadas neste Decreto ficará a cargo dos órgãos de segurança pública, com apoio das Secretarias Municipais que possuam atribuição legal para o exercício do Poder de Polícia da Administração.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

Redes Sociais

© Copyright 2020. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados