Resende

11° Min26º Max

Saúde

15/04/2019

PREFEITURA COMEÇA OBRAS DA UNIDADE DEFINITIVA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO PARQUE MINAS GERAIS

Cerca de 600 famílias serão beneficiadas com a construção do primeiro posto da localidade

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende iniciou as obras da primeira Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Minas Gerais, na região das Barras. Os trabalhos, que são realizados por uma empresa especializada, começaram no dia 1º de abril. Os serviços no local, que totalizam o orçamento de R$ 617.128,97 oriundos de recursos federais, devem ser concluídos até o primeiro semestre de 2020. 

Neste intervalo de tempo, está sendo montado o Módulo de Saúde da Família do Parque Minas Gerais para cerca de 600 famílias da região, que hoje são atendidas de forma improvisada um espaço cedido dentro do condomínio Gardênia/Tulipa.

A construção da nova unidade envolve as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano e de Obras e Serviços Públicos. Neste período inicial, será erguido um muro de concreto para delimitar a área do posto de saúde, que chega a 594 metros quadrados. No início da semana, foram instalados tapumes e placas contendo informações sobre as obras. Após a construção do muro, terá início o processo de fundação do terreno.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a Unidade de Saúde da Família Parque Minas Gerais é um anseio antigo da comunidade, lembrando que os moradores serão atendidos temporariamente na unidade modular.

— O posto de saúde definitivo é uma reivindicação antiga da comunidade, que será realidade em pouco tempo. Será o primeiro posto da localidade. Enquanto isso, os moradores da região recebem atendimento auxiliar, em um espaço provisório cedido pelo condomínio Gardênia/Tulipa, no Parque Minas Gerais. O espaço cedido foi uma medida paliativa do nosso governo, para uma comunidade que não possuía posto e as pessoas precisavam buscar atendimento em locais mais distantes. No início de março, por meio de uma empresa contratada a partir de licitação com recursos próprios, começamos a instalar um container ao lado do posto definitivo. Em breve, o módulo estará disponível para ampliar o acesso da população aos serviços até o término da construção da USF. A Atenção Básica do Município oferece diversos serviços essenciais aos moradores, são eles: clínica médica, pediatria, ginecologia, pré-natal, preventivo, vacinação, entre outros. Para a saúde, não podemos permitir fila de espera nem suspensão das atividades; por isso, trabalhamos de forma incansável para que todos tenham as melhores condições de acesso à saúde – explicou.

A nova USF, situada na Avenida São João Del Rey, na Fazenda da Barra II, contará com uma estrutura ampla – 315,12 metros quadrados de área construída – e moderna. O projeto contempla as seguintes áreas: recepção; farmácia; banheiros públicos (masculino e feminino) adaptados para pessoas com deficiências; dois consultórios; um espaço de atividade coletiva; salas para as especialidades de ginecologia (com banheiro) e odontologia; cômodos separados para os serviços de imunização, curativo, coleta, inalação e esterilização/estocagem; expurgo hospitalar; almoxarifado; copa para uso interno; sala da administração com banheiro; depósito de material de limpeza; dois banheiros para uso exclusivo de funcionários; pontos de área verde; e módulo de serviço para resíduos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Paulo Gustavo Pereira Bastos, as especificações de construção seguem as normas do governo federal. “Estamos alinhados com as orientações da cartilha do Ministério da Saúde. O projeto é bem moderno e ficará como modelo padrão para as próximas unidades a serem construídas. Teremos janelas mais arrojadas, com estrutura de alumínio de cor preta e vidro temperado. A porta principal será de correr com vidro temperado; já a externa de entrada, de alumínio branco com veneziana ventilada”, reforçou.

O prefeito enfatizou que a unidade servirá de exemplo no Município, ilustrando como será o projeto finalizado.

— Vamos colocar pisos na área interna de porcelanato acetinado, na cor cimento queimado, no novo posto. Este tipo de piso proporciona um espaço mais bonito com design moderno e sensação de bem-estar à população, além de facilidade na manutenção da limpeza. A aposta é nos materiais e serviços de qualidade, tais como: tinta acrílica apropriada para áreas internas e externas, mais resistentes e laváveis para a parte de fora; impermeabilização da laje, por exemplo, entre outros detalhes. Estes aspectos fazem a diferença não só na parte estética, mas também na maior durabilidade do patrimônio do Município, o bem público é de todos e para todos. A unidade de saúde deve ser um ambiente acolhedor, pois os pacientes buscam prevenção ou tratamentos para doenças e precisam sentir conforto e confiança nestas horas. O atendimento humanizado é uma das chaves para o sucesso do posto, que desenvolve a Estratégia de Saúde da Família (ESF), por meio de visitas domiciliares. Esta aproximação dos agentes de saúde com a comunidade é fundamental no processo de valorização – frisou.

Palavras chaves: Obras; Parque Minas Gerais Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

Redes Sociais

© Copyright 2019. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados