° Minº Max

Provas de paraquedismo serão realizadas na AMAN e no Aeroporto Municipal

Jogos Militares: Resende receberá atletas de 46 países

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Uma das quatro cidades fora da capital (Rio de Janeiro) a sediar parte da programação da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, promovido pelo CISM (Conselho Internacional do Esporte Militar), Resende já está com praticamente tudo pronto para receber a partir desta semana os atletas de diversos países que vão disputar a modalidade de paraquedismo nas dependências da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e do Aeroporto Municipal.

Os Jogos Militares acontecem entre os dias 16 (sábado desta semana) até o dia 23 de julho (sábado da próxima semana).

A competição que irá acontecer em Resende deverá contar com a participação de aproximadamente 600 pessoas, sendo 352 competidores, representando 46 países. Na AMAN, serão disputadas as provas de Precisão Aterragem em Grupo (PAG) e Precisão de Aterragem Individual (PAI).

Já no Aeroporto Municipal, acontece a prova de Formação em Queda Livre. Para a prova de Precisão serão utilizados os helicópteros AS-532UE Super Cougar/AS365K Panther, do Exército Brasileiro, e na competição de Formação em Queda Livre, as aeronaves tipo EADS-CASA C-295, da Força Aérea Brasileira.

Com o objetivo de receber este grande evento internacional, a Prefeitura de Resende vem preparando sua estrutura. No Aeroporto Municipal, a Secretaria Municipal de Obras, já desenvolve diversas ações como, por exemplo, roçada e capina de toda a área; reparos nas cercas; e limpeza no estacionamento do Parque de Exposições.

Os hangares do aeroporto, com apoio da AMAN, têm sido beneficiados com melhorias no piso, cobertura e irá receber nova pintura.  Ainda serão realizados serviços de recapeamento asfáltico da Rua da Aviação até as proximidades dos hangares e, também com o apoio da AMAN, o aeroporto terá um gerador.

Por sua vez, os trabalhos de poda de árvores e de vegetação baixa em todo o perímetro do aeroporto, na área operacional e na área de pouso dos paraquedistas caberá à AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) e à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, além da limpeza de toda a área do aeroporto, incluindo as estradas de acesso.

Por conta da expectativa de grande movimento de pessoas no comércio e na rede hoteleira de Resende, a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, vem realizando um trabalho de informação junto aos proprietários destes estabelecimentos.

INGRESSOS GRATUITOS – Para quem deseja acompanhar de perto as atividades dos Jogos Mundiais Militares, os ingressos gratuitos já estão disponíveis no site oficial do evento (www.rio2011.mil.br), na proporção de dois ingressos por CPF. O percentual de ingressos destinado ao público será de 50 por cento em cada uma das arenas esportivas. Outros 40 por cento serão destinados aos militares e 10 por cento aos convidados especiais.

A retirada dos ingressos poderá ser feita até a quarta-feira desta semana (13 de julho). No Município, ela acontece no Resende Shopping, de 12 às 18 horas.

A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Esporte Militar será o maior evento esportivo militar já realizado no Brasil. O evento tem como cidade-sede o Rio de Janeiro, e receberá entre os dias 16 e 24 de julho, aproximadamente seis mil atletas e dois mil delegados vindos de mais de 100 países.

Vinte modalidades esportivas serão disputadas, algumas inéditas em jogos mundiais militares, como o vôlei de praia. O Brasil deverá participar com 250 atletas e estará representado em todas as modalidades.

Na foto, uma demonstração de paraquedismo ocorrida no Aeroporto de Resende em 2010.

Palavras chaves: COMPETIÇÃO INTERNACIONAL