Resende

20° Min29º Max

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

08/10/2019

DEFINIDOS OS 41 ARTISTAS QUE VÃO COMPOR O 47° SALÃO DA PRIMAVERA

Exposição, que é uma das mais importantes do Estado, será aberta na próxima sexta, 11 de outubro

Crédito: Arquivo PMR

O Museu de Arte Moderna de Resende divulgou a relação dos artistas plásticos e das obras que integrarão o 47º Salão da Primavera. Trata-se de um dos eventos mais importantes das artes plásticas no Estado do Rio, promovido anualmente pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do MAM. De acordo com a organização da mostra, foram examinados 211 trabalhos, inscritos por 90 artistas, sendo aceitas 56 obras de 41 pessoas. O salão será aberto na próxima sexta-feira, 11 de outubro. 

A seleção dos trabalhos inscritos, realizada na última sexta, dia 27, ficou a cargo de uma comissão julgadora formada especialmente para este fim, composta por três profissionais de reconhecido saber no campo das artes plásticas: o fotógrafo Edson Rodrigues Gama; o designer gráfico e publicitário Sérgio Cerante Ornellas; e o diretor da Escola de Música Atrium, Gustavo Murray, que avaliaram os trabalhos inscritos levando em consideração critérios como: qualidade técnica da obra; relevância estética e conceitual; originalidade; criatividade; e pesquisa.

Além da seleção das 56 obras que participarão do Salão, que ficará aberto ao público até o dia 19 de novembro, a comissão também definiu os artistas plásticos vencedores dos três prêmios de aquisição concedidos pelo Salão. São eles: Prêmio de Aquisição ¨Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda¨, concedido a Inaldo Ulisses Gervasio, pela obra “Encantadora”; Prêmio de Aquisição “Altamiro Pimenta”, concedido a Fernando Emanuel Correia, pela  obra “Estudo de padrões 66”; e o Prêmio “Engenheiro Eitel César Fernandes”, concedido a Patricia Stagi de Oliveira pela obra “Gambiarra para projetar paisagem”. Os prêmios de aquisição têm valor de cinco salários mínimos e as obras passam, automaticamente, a integrar o acervo do MAM. 

Também receberam Menções Honrosas por suas obras inscritas, os artistas plásticos: José Nery Figorelle, pela obra “Óptica 01”, técnica mista; Germana Stella Arthuso Mendes, pela obra “Consumo líquido”, técnica mista; Pedro Ferraz Cesar Ferreira, pela obra “Paisagem com fundo negro 01”, aquarela e nanquim; Carlos R. Bonfim, pelo conjunto da obra “Labareda”, “O segredo”, “A tecelã”, fotografias;  Paulo Carvalho Ferreira, pelo conjunto da obra “Bandeirolas” e “Trama”, Colagem; e Gelson Roberto Arrieira Mallorca, pela obra “Estudos de viagem ao sul 1- Rio Grande/RS”, Aquarela. 

Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a abertura do 47º Salão da Primavera é a maior celebração das artes plásticas no município. 'Recebemos obras de todo o país, colocando nas mãos do júri o desafio de selecionar entre tantos trabalhos, o que de melhor foi produzido para o nosso salão. Garanto que o público visitante irá se surpreender com a qualidade das obras em exposição', diz o presidente.

Palavras chaves: 47º Salão Da Primavera, MAM De Resende, Cultura Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

Redes Sociais

© Copyright 2019. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados