27/06/2011

Viva Sem Drogas: curso de prevenção forma mais 600 estudantes

Programa é realizado nas escolas municipais pela Prefeitura e a PM

Viva Sem Drogas: curso de prevenção forma mais 600 estudantes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um total de 622 estudantes, com idade entre 6 e 10 anos, das escolas municipais Abrahão Hermano Ribenboim e Getúlio Vargas, ambas localizadas na Cidade Alegria, receberão o certificado de participação nas atividades educativas realizadas por meio do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas), que é promovido em Resende pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação, através de uma parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A entrega dos certificados – que contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e da secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro – acontece nesta quarta-feira, dia 29 de junho, às 8h30m, para 211 estudantes do primeiro e do segundo e do segundo anos da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim,  e no dia 13 de julho, às 14 horas, para 411 estudantes do quinto ano da Escola Municipal Getúlio Vargas.

As duas cerimônias serão realizadas na quadra de esportes da Escola Abrahão Hermano Ribenboim, que foi inaugurada em maio pela Prefeitura.

Segundo o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria de Educação do Município, professor Marco Túlio Heringer, o objetivo do programa é prevenir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes.

As aulas são ministradas semanalmente, durante quatro meses, pelo instrutor da Polícia Militar Sandro Sebastião Lopes, com o auxílio de um livro confeccionado pela própria polícia.

O programa tem ainda encenações de teatro, brincadeiras e exibições de vídeos, entre outras técnicas, que abrangem diversos temas e situações relacionadas com a questão das drogas e da violência.

No ano letivo de 2009, foram atendidos, pelo PROERD, 530 alunos das escolas municipais Sagrado Coração (Lavapés), Surubi, Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e Getúlio Vargas (Cidade da Alegria). Já no primeiro semestre de 2010 foram atendidos 315 alunos do Colégio Getúlio Vargas.

- Para o segundo semestre de 2011, este programa continuará nas escolas municipais com novas turmas e um número maior de estudantes atendidos, pois o Município de Resende recebeu mais um instrutor do PROERD, o sargento Sandro Pereira Pinto. Trabalhando ao lado do cabo Sandro Sebastião Lopes, haverá condições para ampliar a quantidade de alunos beneficiados – explicou Túlio.

A secretária Municipal de Educação, Soraia Balieiro, destaca que o PROERD tem se consolidado cada vez mais como “um caminho de fundamental importância na área de prevenção contra as drogas”.

Soraia enumera algumas das realizações já colocadas em prática pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) neste sentido, entre elas a Campanha Viva Sem Drogas; o concurso de desenhos, frases e redações Viva Sem Drogas, Pra dizer não às drogas é preciso...; a capacitação destinada aos servidores municipais, incluindo profissionais da rede de ensino; e a palestra para estudantes da rede pública e privada através do Papo Responsa, projeto desenvolvido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

- Todas estas ações proporcionam aos alunos atividades que visam o desenvolvimento da autoestima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, ajudando-os a reconhecer e resistir às diversas pressões que podem influenciá-los a experimentar drogas lícitas e ilícitas.  Com o conhecimento adquirido, os alunos se tornam multiplicadores das informações não só dentro da escola, mas para sua família e sua comunidade – frisou a secretária.

Na foto, a formatura de uma das turmas do Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria), no ano passado.

Palavras chaves: AÇÃO AMPLIADA