Assistência Social e Direitos Humanos

26/11/2013

Violência contra a Mulher: Prefeitura realiza caminhada no Calçadão de Campos Elíseos

Coordenadoria da Mulher também divulga relatório com números da violência

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Relações Comunitárias e Cidadania, realiza nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 14h30, no Calçadão de Campos Elíseos, uma caminhada alusiva ao Dia da Não Violência Contra a Mulher, comemorado no último dia 25 de novembro. Durante o evento serão divulgados os números da violência no Município, através de um relatório produzido pelo Instituto Estadual de Segurança Pública.

- Queremos aproveitar esta data para reforçar a importância da não violência, e principalmente, divulgar nossa rede de apoio às mulheres e a importância da denúncia - destaca a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Vani Vasconcelos.

A caminhada terá como ponto de concentração o começo da Avenida Albino de Almeida, próximo à Ponte Velha, e percorrerá todo o seu trecho, até a esquina com a rua Alfredo Whately, onde será feita a divulgação do relatório do Dossiê Mulher, do Instituto Estadual de Segurança Pública, que traz os números dos registros de violência contra mulheres em todo o estado.

De acordo com o Dossiê Mulher 2013, em Resende, durante o ano de 2012, seis mulheres foram vítimas de Homicídio, e ainda foram registrados 467 casos de Lesão Corporal; 525, de Ameaça; 26, de Estupro; e sete, de Tentativa de Homicídio.

A coordenadora Vani Vasconcelos destaca que o Município conta hoje com uma Rede de Proteção à Mulher, que pode ser acionada para ajuda e orientação. Esta rede é formada pela Coordenadoria da Mulher, Núcleo de Atendimento Integrado à Mulher (NIAM) e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

Os atendimentos em casos de violência podem ser feitos no NIAM, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, na Rua Macedo de Miranda, nº 81, bairro Jardim Jalisco, ou pelo telefone 3360-9824. Já a Coordenadoria da Mulher funciona no Centro Administrativo da Beira Rio (sede da Prefeitura), no Jardim Jalisco. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 3354-8836.

- Lembrando que o governo federal também disponibiliza atendimento 24 horas, todos os dias da semana, pelo telefone 180 - destaca Vani.

Palavras chaves: MULHERES