30/09/2013

Vacina Tetra viral está disponível em todas unidades de saúde do município a partir de hoje

Vacina vai proteger contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passa a disponibilizar a partir desta segunda-feira, dia 30 de setembro, rotineiramente, em todas as unidades básicas de saúde do Município, a vacina Tetra viral, que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora), exclusivamente para as crianças de 15 meses a 23 meses e 29 dias de idade, que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral.

A inclusão de mais uma oferta de vacina no calendário básico de vacinação infantil foi feita pelo Programa Nacional de Imunização através das Secretarias Estaduais e Municipais de saúde a fim de evitar complicações e óbitos por varicela (catapora) e o controle e erradicação do sarampo, caxumba e rubéola.

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Dalva Regina Lomeu, a Tetra viral substituirá a segunda dose da tríplice viral, que é tomada aos 15 meses de idade. A primeira dose, recebida pelas crianças aos 12 meses, continua sendo de tríplice viral.

Palavras chaves: PREVENÇÃO