05/10/2009
Vândalos destroem mudas de árvores plantadas pela Prefeitura
Episódio ocorreu durante a madrugada, no Morada do Contorno
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Cerca de 70 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica – como pau-brasil, cedro rosa, ipê roxo e sapucaia – foram danificados por vândalos, nesta madrugada, na Avenida B, localizada no Loteamento Morada do Contorno, uma das vias de ligação da região da Grande Alegria com o Acesso Oeste (foto). A denúncia é do presidente da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi, que registrou o caso na 89ª Delegacia Legal de Polícia (Resende). Fontanezzi classificou o episódio como um crime ambiental.
O plantio das mudas na Avenida B integra um amplo projeto de arborização, desenvolvido pela Prefeitura na cidade, em parceria com os rotarys clubes Resende, Agulhas Negras e Campos Elíseos. O projeto, segundo Fontanezzi, é a de oferecer aos moradores uma área pública aprazível, atendendo a uma antiga reivindicação popular. Recentemente, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, tinha realizado obras de pavimentação na Avenida B – a arborização representa uma das etapas de melhorias no logradouro:
- Havíamos iniciado este trabalho de embelezamento no bairro, para suprir as necessidades da comunidade. Porém, mesmo com este problema inesperado e inexplicável, daremos continuidade ao projeto já a partir do próximo dia 17, com a reposição imediata das mudas danificadas e, em seguida, de outras 70”.
De acordo com o presidente da AMAR, cada uma das mudas danificadas tinham, aproximadamente, dois metros de altura e haviam sido plantadas recentemente, no dia 03 setembro, durante uma cerimônia que contou com a presença do prefeito José Rechuan (DEM) e de alunos da rede municipal de ensino. Segundo Fontanezzi, até o final do ano a Prefeitura deve promover, também, o plantio de dez mil mudas de árvores por toda a cidade.
- Apesar do vandalismo, não podemos nos desestimular. E queremos contar, de agora em diante, com o apoio de toda a população. A participação dela, como agente fiscalizador, será fundamental para que possamos atingir nosso objetivo, que é a de fazer de Resende uma cidade ainda mais bonita – salientou, o presidente da AMAR, acrescentando que denúncias sobre desrespeito ao meio ambiente também podem ser feitas pelo Linha Viva, através do número 0800 889 0808.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE