° Minº Max

23/08/2021

UPA 24 HORAS NA GRANDE ALEGRIA GANHA NOVO APARELHO CARDIOVERSOR COM DESFIBRILADOR

Novo equipamento, adquirido pela Prefeitura de Resende, é mais moderno e possui multifunções

Crédito: Raimundo Brasil

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Haroldo Viana Rodrigues, que funciona 24 horas na Região da Grande Alegria, em Resende, ganhou um novo aparelho cardioversor com desfibrilador de última geração. O novo equipamento foi adquirido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e destinado à Sala Vermelha da UPA.

O equipamento, modelo LifeShock PRO da marca Lifemed, é composto por desfibrilador bifásico e monitor multiparamétrico. É considerado um dos melhores desfibriladores fabricado no Brasil, sendo o único com touchscreen no mundo. Este cardioversor é voltado à desfibrilação e monitorização dos sinais vitais de pacientes adultos, pediátricos e neonatais. Em questão de segurança, o aparelho é totalmente emborrachado, oferecendo máxima proteção interna e proporcionando maior resistência e durabilidade. Possui circuito de alta tensão e proteções que impedem descarga acidental em caso de abertura do equipamento, além de ter sistema otimizado para troca rápida de bateria. Devido ao formato arredondado, retorna à posição em caso de queda com mais facilidade.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, descreveu as variadas funções do novo aparelho comprado recentemente, lembrando que a UPA 24 Horas já tinha um cardioversor com desfibrilador de modelo mais antigo.

— A Saúde sempre está em primeiro lugar no nosso governo. Desta vez, o investimento foi para a Sala Vermelha da UPA, que ganhou um cardioversor com desfibrilador ultramoderno. O aparelho disponibiliza visualização e impressão dos eventos dos cem últimos pacientes, assim como curvas de ECG (Eletrocardiograma) gravadas em situações específicas. O equipamento contém como itens de série: DEA (Desfibrilação Externa Semiautomática), que pode ser removido do setor onde está fixo e usado em outro ambiente; marca-passo; análise de segmento ST; e análise de arritmias avançadas. O monitor possibilita a configuração dos seguintes parâmetros: Eletrocardiograma e Frequência Cardíaca (FC); Oximetria de Pulso tecnologia Nellcor e Pressão arterial não invasiva; e Capnografia e Impressora. A capnografia, por exemplo, mede a quantidade de dióxido de carbono (CO2) expirado pelo paciente. Vale destacar que o aparelho permite que o exame de eletrocardiograma seja feito durante a monitorização, além de capturar dados relacionados à oximetria e à capnografia. É um aparelho que ajudará a salvar muitas vidas com informações mais precisas devido ao amplo monitoramento, à sua capacidade de identificar arritmias e uma possível cardiorrespiratória e à função de desfibrilação, ou seja, choque elétrico, dentro outras características – reforça.

Palavras chaves: UPA 24 Horas, Cardioversor, Desfibrilador, Modernização