23/06/2014

Universitários e alunos de cursos técnicos e profissionalizantes recebem Bolsa Transporte

Prefeitura concede ajuda de custo no valor de R$ 200 mensais

Cento e trinta universitários e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes que estudam fora de Resende estão recebendo desde fevereiro a Bolsa Auxílio-Transporte. Mas os beneficiados devem ficar atentos. Entre os dias 15 de julho e 5 de agosto, a Secretaria de Educação realizará um recadastramento para atualização dos dados. Nesse período, também serão selecionados novos contemplados.

Segundo o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, estão sendo concedidas ajudas de custo no valor de R$ 200 mensais. A Prefeitura custeia o transporte de moradores para centros universitários e escolas técnicas situadas em cidades cuja distância não seja superior a 100 quilômetros. Os pagamentos são efetuados diretamente na conta dos alunos.

Para receber o benefício, os estudantes tiveram que comprovar residência no município há pelo menos um ano da data da publicação da Lei; e estar matriculado em curso que não seja oferecido em instituições de Ensino de Resende, exceto para aqueles que utilizam programas do Governo Federal (PROUNI, FIES e SISU), devidamente comprovado.

Para o recadastramento, os alunos devem apresentar comprovante de residência e declaração de matrícula da instituição de ensino do segundo semestre.

- A lei municipal que trata sobre a bolsa prevê dois recadastramentos anuais, ou seja, é uma medida obrigatória para que os estudantes continuem sendo contemplados com a ajuda de custo - explica Mário Rodrigues.

A lei sancionada pelo prefeito José Rechuan (PP) no ano passado autoriza a Prefeitura a custear parcialmente o transporte de 200 estudantes. Para completar esse número serão selecionadas 70 novas pessoas no mesmo período do recadastramento. Os candidatos terão que apresentar cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 e declaração da unidade de ensino.

Os estudantes com renda familiar igual ou inferior a três salários-mínimos deverão apresentar o Número de Identificação Social (NIS), que é feito nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Já quem tem renda de mais de três salários deve apresentar somente o comprovante de renda.

Tanto o recadastramento quanto as novas inscrições serão feitas na sede da Secretaria que fica na Avenida Coronel Mendes, nº 888, bairro Manejo, das 9 às 16 horas. O telefone para informações é o 3354-4644.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO