01/07/2024

ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE RESENDE SÃO PREMIADOS NO CONCURSO INTERNACIONAL CANGURU DE MATEMÁTICA

Ao todo 76 alunos foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito

Crédito: João Felipe Alves

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a premiação da 16ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil, no Teatro do Colégio Salesiano, na última sexta-feira, dia 28. Pela primeira, o município teve escolas municipais participantes do renomado concurso. Ao todo foram premiados 76 alunos da rede municipal, entre medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, pois atingiram as médias da nota de corte.

O concurso premiou 1 aluno com a medalha de ouro, da E.M. Noel de Carvalho. Além disso, 7 alunos receberam a medalha de prata, 23 alunos receberam a de bronze, e 45 receberam honra ao mérito. As provas presenciais, que aconteceram simultaneamente em várias cidades do país e do mundo, foram aplicadas em março deste ano.

Este concurso internacional, organizado no Brasil pela empresa Upmat, é uma das maiores olimpíadas estudantis do mundo, presente em mais de 95 países e envolvendo mais de 6 milhões de estudantes anualmente. Em Resende, o Concurso Canguru aconteceu nos dias 26 e 27 de março, na modalidade presencial. No dia 26, os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal realizaram as provas nas escolas. Já o dia 27 foi destinado para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

O Concurso de Matemática Canguru teve início na Austrália em 1978, ganhou destaque na França em 1991 e, desde 1994, é realizado globalmente. O objetivo principal é promover o amor pela matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico, preparando os alunos para olimpíadas e concursos externos. As premiações para este concurso acontece de acordo com uma nota de corte e intervalos.

No Brasil, mais de 2,5 milhões de estudantes já participaram do concurso. Em 2023, foram mais de 938 mil participantes de mais de 4 mil escolas em todos os estados do país. O concurso é destinado a alunos do 3° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.

-A edição de 2024 é um marco para Resende, com a participação de todas as escolas municipais do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A iniciativa visa elevar o padrão de educação e proporcionar aos alunos a oportunidade de competir e se destacar em uma plataforma internacional. A participação dos alunos da rede pública municipal é um passo importante para aprimorar as habilidades e incentivar o futuro acadêmico dos estudantes - finalizou a secretária de Educação, Rosa Frech.

Prêmio Band Cidades Excelentes

Também durante o evento da última sexta-feira, foram entregues certificados a todos os gestores da rede municipal de ensino, como forma de agradecimento pelo último prêmio recebido pela Educação. No último dia 18, a Prefeitura recebeu o prêmio de Melhor Educação de todo o estado do RJ para cidades acima de 100 mil habitantes.

O Prêmio Band Cidades Excelentes - Evolução é realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. Resende também teve outro destaque no prêmio de 2024. O município ficou entre as três melhores cidades na categoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, ao lado de Niterói e Macaé.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza uma ferramenta chamada IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila, que consolida resultados de 72 indicadores em uma única nota final. Esses indicadores são baseados em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para esta edição foi considerada a evolução de cada um dos pilares do IGMA, considerando o ciclo de 2021 a 2024.

Palavras chaves: Prêmio Canguru; Educação