08/09/2011

Unidade médica da Itapuca terá mais dois consultórios

Reforma do posto estará concluída até o começo de outubro

Unidade médica da Itapuca terá mais dois consultórios

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a reforma do módulo do Programa Saúde da Família do bairro Itapuca (foto) estará concluída até o começo de outubro. A obra, que está em fase final, representa investimentos de mais R$ 145 mil na melhoria do atendimento à população. A unidade atende cerca de 5.500 moradores. Entre os serviços executados no posto da Itapuca estão as seguintes melhorias: troca das instalações elétricas, substituição do telhado, pintura, duplicação do consultório odontológico, instalação de banheiro para pessoas com deficiência, construção de sala de educação em saúde e de mais dois consultórios (um ginecológico e o outro para clínica geral), além da adequação do espaço interno, com a instalação de um dispensário de medicamentos. A recepção também será reformada e receberá a instalação de um aparelho de ar condicionado e de um aparelho de televisão. A equipe de profissionais do Programa Saúde da Família no bairro Itapuca é formada por oito agentes comunitários, dois médicos da área de clínica geral, duas enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem, dois dentistas, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas e dois fisioterapeutas, entre outros funcionários. Para o prefeito José Rechuan, “a reforma em andamento na unidade demonstra que, além de trabalhar pela melhoria das condições de atendimento médico no bairro, a atual administração honra os compromissos assumidos com a população”. - Em março deste ano participei de uma reunião no bairro com os moradores, na qual relacionei a reforma do atual posto como uma das prioridades do nosso governo. Muitas obras e serviços já realizados pela Prefeitura a partir de 2009 foram reivindicados pela população durante os contatos entre o prefeito e os moradores. Assumimos o compromisso de atender estes pedidos, e fizemos as obras solicitadas. Ou seja: a nossa administração é uma administração que tem palavra – disse Rechuan. Além da reforma do posto de saúde da Itapuca, a Prefeitura vai construir mais uma unidade médica no bairro para que as duas equipes do Programa Saúde da Família possam ser divididas, melhorando dessa maneira as condições de atendimento aos pacientes. O novo módulo, cuja obra se inicia ainda este ano, custará em torno de R$ 408 mil. Os recursos foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil inserida no Orçamento da União pelo deputado Dr. Paulo César (PP-RJ). O restante será custeado pela Prefeitura. A previsão é de que o novo posto seja construído em três meses. Segundo a diretora de Atenção Básica, Ana Paula Bueno, mais quatro novos postos de saúde do Programa Saúde da Família estão sendo construídos pela Prefeitura, nos bairros Nova Alegria, Cabral, Morro do Cruzeiro e Liberdade (um módulo em cada uma destas comunidades). Na semana passada, a Prefeitura iniciou a reforma e ampliação do posto médico da Vila Vicentina, que ganhará um prédio ao lado da atual unidade para atender exclusivamente os moradores do bairro Santo Amaro. O prédio onde já funciona o posto da Vila Vicentina ficará responsável pelo atendimento dos moradores deste bairro.
Palavras chaves: INVESTIMENTOS NA SAÚDE