02/09/2011

Unidade de saúde da Prefeitura já atendeu mais de 500 dependentes

Equipe é formada por psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra, entre outros profissionais

Unidade de saúde da Prefeitura já atendeu mais de 500 dependentes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Além de realizar vários trabalhos voltados à prevenção contra a dependência química, a Prefeitura vem investindo também no tratamento de dependentes químicos que querem se libertar do vício. Entre janeiro de 2009 e agosto de 2011, cerca de 530 usuários de drogas receberam o atendimento oferecido pelo CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas), serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Extensivo aos familiares dos dependentes químicos, o atendimento é prestado pela equipe formada por psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra. Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve comparecer ao CAPS AD em qualquer dia ou horário, onde será informado sobre os procedimentos a serem seguidos. A unidade funciona na Rua Madre Angélica 28, no Jardim Brasília (foto). Sempre às segundas-feiras, a partir das 09 horas, são realizados atendimentos no grupo de recepção. A coordenadora do CAPS AD, psicóloga Miriam de Fátima Martins, destaca a importância de o usuário estar acompanhado por um parente ou pessoa próxima no primeiro atendimento. Após este primeiro contato, são realizados os encaminhamentos destinados aos grupos. Para os dependentes químicos é feito o agendamento de avaliação clínica visando definir as atividades que devem ser promovidas, ou ainda, em caso de necessidade, encaminhar o dependente para consultas com psiquiatra. Familiares de dependentes, mesmo os que ainda não querem o apoio, podem ir até o local, onde receberão acompanhamento e informações sobre o problema, que é considerado uma doença. Por intermédio do CAPS AD, são oferecidos serviços de terapia, prevenção à recaída, atendimento à família, atendimento acolhedor e oficinas terapêuticas, como de Bijuteria, Qualidade de Vida (Educação em Saúde e Orientação ao Trabalho), Mídia (Música e Teatro, entre outras), Trabalho em Tecido; Canto e Conto; Origami e Reciclagem. O atendimento é intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, sempre de acordo com a necessidade de cada caso. Além dos atendimentos por meio do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas, uma equipe de profissionais fica de sobreaviso, de segunda a sexta-feira, entre 17 e 22 horas, e aos finais de semana e feriados, visando atender chamadas de urgência encaminhadas por unidades de saúde. Com o objetivo de melhorar as condições de atendimento aos dependentes químicos e de trabalho para os profissionais lotados na unidade, a Prefeitura inaugurou, em agosto de 2009, a atual sede do CAPS AD, no Jardim Brasília. Segundo o prefeito José Rechuan (DEM), “a medida representou mais um investimento da administração municipal no sentido de ampliar o atendimento aos usuários”. - Volto a dizer que a Prefeitura não fica omissa diante deste grande problema social enfrentado por grande parte dos municípios brasileiros, que é a questão das drogas. Desde o começo do nosso governo, temos solicitado o reforço no policiamento à PM, instituição à qual cabe a vigilância ostensiva. No que diz respeito à Prefeitura, diversas ações preventivas foram e continuam sendo promovidas nos últimos dois, focadas principalmente nos jovens. E a nossa administração vem também trabalhando de forma contínua para melhorar e ampliar o atendimento na área da saúde aos usuários e familiares – disse Rechuan.
Palavras chaves: TRATAMENTO CONTRA AS DROGAS