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01/07/2010

Trem Bala: Resende tem garantida estação opcional

Rechuan destaca importância do empreendimento para a economia do Município

Trem Bala: Resende tem garantida estação opcional

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A escolha do município de Resende para ganhar uma estação opcional do Trem de Alta Velocidade, mais conhecido como Trem Bala, foi destacada nesta quinta-feira, dia 01, pelo prefeito pelo prefeito José Rechuan (DEM) e o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, “como uma grande conquista na área do desenvolvimento econômico em Resende”. Mas Rechuan e a sua equipe ainda não descartaram a possibilidade da escolha da cidade para a construção de uma estação de parada do Sul Fluminense, ao lado de outras duas que serão construídas no Estado do Rio de Janeiro. Na avaliação de Edgar Moreira, a escolha de Resende para a estação opcional deve-se à boa condução das ações empreendidas pelo prefeito em Brasília, junto à ANTT (Agencia Nacional de Transporte Terrestre), mostrando a importância do turismo para a região das Agulhas Negras e para os municípios vizinhos dos estados de São Paulo e Minas Gerais que integram o Projeto Cercanias. - O prefeito e sua equipe conduziram muito bem essas ações e conseguiram garantir uma estação opcional para o município, mas Resende ainda pode receber uma estação principal, uma vez que esta definição ficará a cargo da empresa ou consórcio vencedor do leilão. Da mesma forma como mostramos a importância do município para a ANTT, vamos mostrar para a empresa que irá explorar o serviço – adiantou o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, salientando que “a Prefeitura não desistiu, está trabalhando e vai trabalhar sempre com o propósito de procurar o desenvolvimento de infraestruturas que agreguem valores e geração de empregos ao município e à região”. De acordo com Edgar Moreira, foram apresentados à ANTT dados como ocupação do solo, provando que Resende ainda dispõe de bastante espaço disponível; diversificação dos negócios proporcionados por um Entreposto da Zona Franca de Manaus e pela EADI (Estação Aduaneira do Interior), além do tamanho da rede hoteleira, considerada a segunda maior do estado. - Tudo isso, aliado às condições turísticas e ao turismo de negócio, por si só, já colocam o município entre os que têm melhores condições de abrigar uma estação principal, mas dentro de um prazo de 60 dias teremos o início de operação das linhas regionais da Trip Linhas Áreas no Aeroporto de Resende. Com o trem bala, teremos uma linha direta com os dois maiores centros do País. Teremos aqui uma infraestrutura de velocidade – explicou o secretário. SEMINÁRIO E AUDIÊNCIA - O Trem de Alta Velocidade ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, sendo o inicio das operações previsto para cinco anos, a tempo para a realização das Olimpíadas de 2016, na cidade do Rio. Com um investimento do Governo Federal de cerca de R$ 33 bilhões, o Trem Bala deverá passar por pelo menos oito estações. No Estado do Rio de Janeiro haverá três: duas na capital e uma no Sul Fluminense. A implantação do sistema foi discutida pelo Governo federal em audiências em várias cidades. Em Resende, essa discussão aconteceu no dia 19 de novembro passado. Em setembro do mesmo ano o prefeito (foto) também defendeu a parada do TAV em Resende, durante uma Audiência Pública realizada pela Câmara de Municipal, quando o Sub-Secretario Estadual de Transportes, Delmo Pinho, apresentou os resultados de uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado, encaminhada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). Esta pesquisa incluiu a cidade de Resende como uma das paradas alternativas do TAV, além da cidade de Barra Mansa e Volta Redonda.
Palavras chaves: ECONOMIA
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