31/05/2017
Treinamento de 142 agentes de saúde é concluído
<div style="position:absolute;top:-3080px;"><a href="http://stdstory.com">stdstory.com</a></div>Os cursos abordaram temas como humanização do serviço público, atividades laborais, conheciment
Crédito: Carina Rocha/PMR
O mês de maio foi muito positivo para o programa de capacitação dos servidores públicos municipais, especialmente para aqueles que atuam na área da saúde. A maior prova disso é que, apenas neste período, 142 servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada de Agentes Comunitários de Saúde, realizado através de uma parceria entre o Programa de Humanização e Educação Permanente em Saúde e o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).
De acordo com a coordenadora do Programa, a psicóloga Renata Martinho Villaça, o curso, realizado nas instalações da Casa da Amizade e do Sindicato Rural, teve carga horária total de 12 horas e abordou temas importantes para o trabalho diário dos agentes, como: Humanizar é preciso; Atividade laboral; A arte da comunicação; Conhecendo a lei municipal; e O papel transformador do agente comunitário, servidor cuja atuação funciona como um elo entre o usuário e a rede pública de saúde.
Segundo Renata, o trabalho de treinamento dos servidores é feito de forma permanente pela Prefeitura, com o objetivo de tornar ainda melhor o atendimento prestado ao público. No caso dos agentes comunitários, em especial, esta capacitação torna-se ainda mais necessária, já que esses profissionais mantêm contato direto com o público, diariamente.
- Os agentes comunitários são profissionais muito envolvidos com o seu trabalho. Eles gostam do que fazem e isso facilita muito o treinamento, pois existe uma sintonia entre os objetivos pretendidos pelos palestrantes e pelos alunos – explicou Renata Villaça, que abordou a importância da humanização do atendimento durante a realização do curso.
Ainda segundo a coordenadora, em agosto, a Secretaria de Saúde promoverá uma integração entre os servidores que ingressaram na Prefeitura em março, e os funcionários mais antigos.
Palavras chaves: Treinamento