Comunicação Social e Eventos

Prefeitura realiza inspeção na terça-feira, dia 3, no Parque de Exposições

Transporte escolar passa por vistoria para o inicio das aulas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN), está convocando os permissionários do serviço de transporte escolar para a primeira vistoria veicular do ano. A inspeção acontecerá nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, no Bairro Morada da Colina. O atendimento acontecerá em dois períodos: de 9 ao meio dia e das 13 às 16 horas.

A inspeção semestral do transporte escolar é uma determinação do Novo Código de Trânsito Brasileiro (NCTB). Ao todo serão vistoriados 25 veículos que fazem o transporte na área urbana da cidade. Serão inspecionados itens como a conservação dos pneus e da lataria do veículo, funcionamento da buzina, extintor de incêndio, das lanternas, das luzes (de freio, ré e do salão) e das luzes das setas, cintos de segurança e tacógrafo. Os veículos deverão ainda apresentar a pintura da faixa horizontal na cor amarela com 40 centímetros de largura em toda extensão do veículo com a identificação em preto ESCOLAR, além de outros itens, totalizando 26.

Para passar pela inspeção são exigidos os seguintes documentos do motorista: CNH na categoria D ou E; comprovante de residência; certificado de vistoria do tacógrafo junto ao Inmetro; atestado de saúde da Medicina do Trabalho atualizado; nada consta criminal; curso de capacitação de Transporte Escolar; IPVA/DPVAT e outros documentos do veículo.

O superintendente da SUMTRAN, Alcides De Carli, faz um alerta aos pais para que "evitem o transporte clandestino e contratem somente permissionários que tenham passado pela vistoria da Prefeitura e que estejam com o selo de inspeção de 2015 colado no para-brisa". Informações sobre os prestadores deste serviço podem ser obtidas pelo telefone 3354-6729.

- O selo é a garantia de que aquele prestador atende as normas do novo código de trânsito. Para os pais é a garantia de que seu filho está sendo conduzido de forma segura - frisa De Carli.

Palavras chaves: TRANSPORTE