Superintendência de Transporte e Trânsito

20/06/2012

Transporte de Fretamento passa por vistoria no Parque de Exposições

Objetivo é garantir condições de segurança no transporte de passageiros

Transporte de Fretamento passa por vistoria no Parque de Exposições

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Superintendência de Transporte e Trânsito do Município realiza até esta sexta-feira, dia 22 de junho, a vistoria anual do sistema de transporte por fretamento, que vai fiscalizar 148 veículos (ônibus e vans), de 17 empresas, autorizados a operar esta modalidade de serviço no Município. A vistoria, que começou na terça-feira, dia 19 de junho, acontecerá no Parque de Exposições, nos horários de 08h30 as 13h30.

De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Marcelo José de Almeida, "o objetivo desta vistoria é garantir que o transporte oferecido pelas empresas seja de qualidade, assegurando dessa maneira as condições de segurança necessárias para o transporte de passageiros". Entre os veículos autorizados, muitos deles são responsáveis pelo transporte de funcionários de empresas instaladas na cidade e em municípios vizinhos.

Durante a fiscalização, deverão ser apresentados os seguintes documentos por parte dos proprietários: Certidão Negativa de Débito de ISS (Imposto Sobre Serviço), emitida pela Prefeitura de Resende; CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) de todos os veículos do ano de 2011 (para quem ainda não apresentou); CRLV de todos os veículos autorizados de acordo com o calendário de licenciamento anual de 2012 (verificar final da placa); comprovante do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), atualizados de acordo com a tabela do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). É necessária ainda a apresentação da Apólice de Seguro de todos os veículos, atualizada; a Declaração da empresa atestando que todos os contratos estão em vigência; a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atualizada do condutor, e a Certidão de Nada Consta Criminal, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo Marcelo de Almeida, dentre os 23 itens previstos para serem vistoriados estão a conservação e condições de rodagens dos pneus; estado de conservação da lataria (pintura e lanternagem), cano de descarga e piso (sem ressaltos); funcionamento dos espelhos retrovisor (direito, esquerdo e interno), da buzina, lanternas, luzes de freio e ré, luzes das setas, partida, limpadores de pára-brisa, faroletes, tacógrafo; conservação e funcionamento de portas, janelas e cintos de segurança; além da validade do extintor de incêndio, entre outros.

- Esta vistoria é muito importante para que possamos ter a garantia de que o transporte de fretamento na cidade esteja sendo feito de acordo com que está estabelecido em lei e com a máxima segurança - afirmou.

Palavras chaves: TRANSPORTE