27/09/2013

Tradicional Desfile de 29 de setembro vai contar a história cultural de Resende

Mais de 3 mil pessoas devem participar da homenagem no dia do aniversário da cidade

Tradicional Desfile de 29 de setembro vai contar a história cultural de Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O tradicional desfile de 29 de setembro, data do aniversário da cidade, este ano tem como tema ‘Cultura e Arte de Resende'. O município que completa 212 anos vai ter sua história cultural e artística contada pelas escolas, entidades e corporações. A homenagem tem início às 9 horas, no Parque de Exposições.

Segundo o secretário de Educação, Mário Rodrigues, o tema deste ano foi escolhido para valorizar as origens da cidade. As escolas e creches municipais vão apresentar as várias etapas e influências culturais no desenvolvimento de Resende.

- Será uma viagem do passado até presente: dos índios Puris, os primeiros habitantes, à industrialização, com raízes alemã, francesa e oriental. As escolas utilizaram recursos próprios para a confecção e montagem dos pelotões que compõem a apresentação. Além disso, os materiais utilizados priorizaram os reciclados - explicou.

Também participam do desfile de aniversário a Academia Militar das Agulhas Negras, o 37º Batalhão da Polícia Militar, 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, 12º Distrito Escoteiro, Clube de Aventureiros, Grupo 3ª Idade Ativa, Moto Clube Boca do Leão, Moto Clube Resende, Centro Cultural Senzala, Associação Folclórica de Sertanejos, Fundação Confiar, Projeto AABB Comunidade, Projeto PCD-Gente Eficiente e Associação dos Amigos dos Autistas de Resende. Fanfarras escolares e do grupo da 3ª Idade completam a lista dos mais de 3 mil participantes.

Palavras chaves: ANIVERSÁRIO