28/03/2012

Toninho Horta, parceiro de Milton Nascimento, se apresenta em Resende neste fim de semana

Entrada será gratuita e ingressos já podem ser retirados pelo público

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, via Escola de Música Maestro Vicente Aniceto de Senna, a Prefeitura realiza neste sábado, a partir de 21 horas, um show com o cantor, compositor, arranjador e instrumentista Toninho Horta (foto), parceiro de grandes nomes da Música Popular Brasileira, entre eles Milton Nascimento, Gal Costa, Chico Buarque, Djavan, Seu Jorge, Lô Borges, Tom Jobim e Ivan Lins.

O show em Resende acontecerá no Teatro de Bolso, que se localiza na Rua Luiz Cleto da Rocha, próximo ao plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico. Os ingressos serão gratuitos e poderão ser retirados até a sexta-feira desta semana, dia 30, de 8 às 17 horas, na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (antigo prédio da Prefeitura), ao lado do Parque de Recreação João Soares da Rocha.

A programação do artista mineiro em Resende tem o apoio do Vila Rica Flat e da Parada do Milho. Ela está inserida entre as ações do "Aqui Tem Cultura", projeto da Prefeitura voltado à realização de atividades culturais para os moradores da cidade.

Com mais de 40 anos de carreira, e um dos fundadores do Clube de Esquina, movimento que projetou artistas hoje consagrados do cenário artístico brasileiro, como Beto Guedes e o próprio Milton Nascimento, Toninho Horta traz para Resende alguns dos grandes sucessos da sua carreira, entre eles Manuel o Audaz, Diana, Beijo Partido e Céu de Brasília, além de canções do seu mais novo CD, cujo título é "Harmonia & Vozes".

- O show com Toninho Horta em Resende tem dois significados fundamentais, ambos com a mesma importância. A realização do evento mostra novamente nosso comprometimento com o resgate da memória cultural do Centro Histórico da cidade e proporciona aos moradores do Município a oportunidade de participar de uma apresentação com um dos mais renomados artistas brasileiros - declarou o presidente da Casa da Cultura, instituição que coordena as atividades da Escola de Música e do Teatro de Bolso, André Whately.

Antes do show, o cantor vai ministrar no mesmo local da apresentação um workshop para os músicos da cidade (violonistas e guitarristas), que poderão curtir e apreciar dicas importantes sobre os seus instrumentos, além de conhecer em detalhes fatos marcantes da carreira de um dos maiores guitarristas de todos os tempos da MPB. O início do workshop está previsto para às 15 horas.

Filho de uma tradicional família de músicos do Estado de Minas Gerais - o avô João Horta era compositor, a mãe Geralda tocava bandolim e o irmão contrabaixista Paulo liderou em Belo Horizonte, na década de 1950, o Jazz Fã Clube - Toninho Horta se mudou no final dos anos 60 do século passado para o Rio de Janeiro, onde se projetou no mercado nacional, sendo requisitado para shows e gravações por muitos artistas consagrados, como Nana Caymmi e Elis Regina. Sua canção "Beijo Partido" ganhou notoriedade nas vozes de Milton Nascimento, a própria Nana Caymmi e a cantora Flora Purim.

Com a classificação das suas canções "Nem é Carmaval" e "Maria Madrugada", no I Festival Internacional da Canção, realizado no Rio de Janeiro, ele obteve maior visibilidade, tendo idealizado e coordenados anos depois o I Seminário Brasileiro de Música Instrumental na cidade mineira de Ouro Preto.

Na década de 1990, radicou-se em Nova Iorque, e consolidou sua carreira no exterior. Viajou ininterruptamente para o Japão, a Coréia e vários países da Europa. O virtuosismo de sua guitarra lhe proporcionou o prêmio de quinto melhor guitarrista do mundo pela revista londrina Melody Maker.

Um inusitado encontro com o cantor americano George Benson proporcionou a Toninho Horta a direção musical, produção e arranjos de um CD em companhia deste artista internacional. Outro prêmio da carreira de Toninho Horta foi a indicação para o 6ª edição do Prêmio Grammy Latino.

Palavras chaves: CENTRO HISTÓRICO