Indústria e Comércio

Dados são relativos à atuação do órgão no primeiro semestre de 2018

SINE RESENDE RECOLOCA MAIS DE  MIL PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Crédito: Gleisiane Carvalho

O SINE Resende alcançou, no primeiro semestre deste ano, uma marca bastante expressiva. Mesmo com a crise econômica pela qual passa o país, o órgão, que está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, conseguiu recolocar no mercado de trabalho mais de mil trabalhadores. Os dados, que representam uma nova oportunidade para centenas de trabalhadores, também evidenciam que o município está vivendo uma fase de retomada do desenvolvimento econômico, já que a maioria das vagas criadas, e intermediadas pelo SINE, ocorreu no setor industrial.

A atuação do órgão neste processo se dá através de várias etapas. A primeira delas é o cadastramento do trabalhador, que deve ser feito presencialmente na unidade, onde o currículo é atualizado e incluído no banco de dados que será disponibilizado às empresas que tenham vagas disponíveis. As instalações do SINE também ficam disponíveis para que os empregadores possam realizar uma parte do processo seletivo, contando para isso três salas: duas para entrevistas coletivas e uma para entrevistas individuais.

Além disso, o SINE também participa ativamente do processo de emissão de carteira de trabalho e requisição do seguro-desemprego. Apenas no primeiro semestre de 2018, mais de 1.700 carteiras foram emitidas através do SINE, que faz presencialmente a coleta dos dados pessoais do trabalhador, além da imagem, assinatura e impressão digital, remetendo todas as informações diretamente para o Ministério do Trabalho e Emprego para a confecção do documento.

Uma relação com as vagas de emprego também fica disposta na sede da unidade, e é atualizada durante todo o dia. Foi ela quem chamou a atenção de Alexandra Cristina da Silva Costa, de 42 anos, que estava desempregada e conseguiu, através do SINE, um emprego de cozinheira.

- Para conseguir um emprego é necessário insistir. Com persistência, deixando sempre o currículo e acreditando, uma hora você vai receber um telefonema e vai conseguir sua vaga. Hoje estou muito feliz e satisfeita, pois vi que o SINE realmente funciona e espero ter um futuro melhor daqui pra frente, com minha carteira assinada – comemorada a profissional recém admitida.

Para realizar o cadastro no SINE, é preciso comparecer à unidade levando documento de identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e o número do PIS ou o Cartão Cidadão. Além dos documentos listados, também é importante levar uma cópia atualizada do currículo. Já os serviços de emissão de carteira de trabalho e requisição do seguro-desemprego devem ser agendados previamente, de forma presencial na sede do serviço, pelo tridígito 158 ou através do link saaweb.mte.gov.br.

Onde fica

O Sine Resende