Comunicação Social e Eventos

28/04/2015

Sine Resende mantém destaque em colocações no mercado de trabalho

Inserções nos três primeiros meses do ano estão acima da média dos postos do estado

Sine Resende mantém destaque em colocações no mercado de trabalho

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

Apesar da crise econômica que tem provocado a redução da oferta de emprego em diversas regiões do país, o Sine Resende continua inserindo trabalhadores no mercado de trabalho. Nos três primeiros meses de 2015, o posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Resende contabilizou 383 inserções, na contramão da recessão do emprego.

Segundo relatório do SINE Resende, em janeiro o posto inseriu 137 trabalhadores no mercado regional e, em fevereiro, outros 119. Em março, o número de inserções foi de 127. No comparativo com outros postos do estado o de Resende mantém média acima dos principais centros populacionais.

Na avaliação da diretora do SINE Resende, Cláudia Balieiro Anastácio, as inserções sobressaíram perante a desconfiança do mercado no primeiro mês do ano e a retenção da economia no mês seguinte, em fevereiro, com a pausa para o Carnaval. A diretora justifica os dados embasados na credibilidade junto das empresas e instituições profissionalizantes.

- Os dois primeiros meses deste ano foram complicados para o empregador em todo o país e ainda assim o SINE Resende obteve melhor desempenho frente aos postos de outras cidades no estado. A cidade detém infraestrutura e logística que atraem empresas e fomenta toda uma rede de serviços. Indicamos mão de obra para todos os segmentos, em destaque para a indústria. Também somos os intermediadores entre as escolas profissionalizantes e as empresas, propiciando a chance do primeiro emprego a vários formandos - comenta a diretora.

Entre as vagas criadas e preenchidas com indicações do SINE Resende, no primeiro trimestre, estão as de operador de produção, inspetor de qualidade e ajudante operacional em logística. Em janeiro foram preenchidas as oportunidades também para serventes, camareira, vigia, atendente de balcão, pedreiro, operador de empilhadeira, padeiro, repositor, motorista, empregada doméstica e conferente.

No mês de fevereiro, com as 119 inserções no mercado de trabalho, o SINE Resende registrou ampla oferta de vagas para as funções de auxiliar de logística, operador de produção e operador de empilhadeira como as principais funções requeridas.

Segundo Claudia Balieiro manteve-se em março o padrão de inserções para o setor industrial com oportunidades em todas as áreas da empresa, de funções diversas "da portaria até o interior da fábrica".

- Cada inserção representa um encaminhamento com sucesso realizado pelo SINE, a partir do nosso banco de dados. Somente trabalhadores com o perfil solicitado para a vaga anunciada são encaminhados para entrevistas junto às empresas, que são as responsáveis pela contratação ou não do candidato - explica.

O secretário de Trabalho e Renda, Rogelio Garcia, ressalta que o Sine é o local onde todo trabalhador pode realizar seu cadastro e havendo compatibilidade entre a vaga e o perfil profissional, ele pode ser convocado e encaminhado para entrevista.

- O serviço do SINE Resende visa ao atendimento imediato da necessidade das empresas da cidade e região. Mantemos as visitas regulares e o contato com as áreas de recursos humanos das empresas e isso tem proporcionado credibilidade ao SINE nessa tarefa de intermediar a oferta de vagas pelas empresas e a mão de obra que procura o posto em busca de colocação no mercado - comenta o secretário.

O SINE Resende funciona na Rua Gulhot Rodrigues, nº 257, no bairro Comercial, no prédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30. Os interessados devem apresentar carteira de trabalho e documentos pessoais.

Palavras chaves: EMPREGO