08/11/2012
Sine divulga relatório com vagas mais solicitadas pelas empresas
Comércio é o setor que mais emprega no município
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O Sine (Sistema Nacional do Emprego) encaminhou nesta semana à Secretaria Municipal de Indústria, Serviços e Tecnologia, um relatório informando quais foram as principais vagas disponibilizadas pelos setores nos últimos cinco meses. O documento está permitindo identificar a necessidade do mercado e direcionar os cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura.
A diretora do Sine, Paula Bittencourt, explica que esta ferramenta de controle de vagas é emitida pelo sistema operacional utilizado pelo órgão, o "Mais Emprego". Ele permite informar à população quais são os setores e as funções mais procuradas pelos empregadores.
- Além de direcionar os cursos de capacitação, as informações também são importantes para os profissionais que já tem qualificação para uma das vagas disponíveis, mas desconhecem a oferta - ressalta.
De acordo com o relatório apresentado pelo Sine, o Comércio foi o setor que liderou o número de contratações, representando 32,53% de todas as vagas disponíveis. Nessa área, a oferta é maior para os cargos de atendente (23%), vendedor (19%), auxiliar de cozinha (9%), recepcionista (7%), operador de caixa (4%) e cozinheiro (4%).
O setor da Indústria ficou em segundo lugar com 25,70% das contratações. As funções mais solicitadas pelas empresas foram para a área de produção (30%), motorista (8%), manobrista (7%), carga e descarga (4%), cozinha industrial (4%) e costura (4%).
No setor de Serviços foram oferecidos 24,77% postos de trabalho, para os cargos de auxiliar de serviços gerais (24%), motorista (16%), entrevistador de campo (12%), doméstica (5%), auxiliar de escritório (3%) e porteiro (2%). Por último, a construção civil disponibilizou 17% das oportunidades, com vagas para pedreiro (15%), servente de obras (13%), carpinteiro (9%), armador (6%) e soldador (4%).
Segundo o secretário de Indústria, Serviços e Tecnologia, Edgar Moreira, as informações do relatório já estão sendo utilizadas pela Prefeitura no planejamento de cursos de capacitação, que são oferecidos gratuitamente à população pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação e de Turismo e Comércio.
Além disso, a Comissão de Emprego e Qualificação, criada recentemente pela Prefeitura em parceria com órgãos da cidade, vem aproveitando os dados em diversas frentes de trabalho.
- Uma das ideias é ampliar a divulgação das vagas de emprego entre as pessoas que concluíram ou que estão concluindo os cursos promovidos pelo Poder Público - adianta o secretário.