° Minº Max

10/06/2019

SÉTIMO POSTO DE SAÚDE REVITALIZADO E REFORMADO SERÁ ENTREGUE NESTA TERÇA-FEIRA, NO BAIRRO VICENTINA

Unidade sofria com infiltrações, mofo e rachaduras; Entrega das obras de reforma acontece às 18h30

Crédito: Carina Rocha

A população de Resende acaba de ganhar mais um motivo para celebrar o serviço público de saúde oferecido no município. Mais uma unidade foi reformada pelo Programa Revitaliza Resende e será entregue nesta terça-feira, dia 11: o PSF(Programa Saúde da Família) do bairro Vicentina. A inauguração do posto acontece às 18h30 e toda a população está convidada a comparecer e conhecer as novas dependências da unidade.

Segundo relatos dos profissionais da saúde, alguns dos principais problemas enfrentados na estrutura da unidade eram as infiltrações no telhado, que causavam mofo nas salas e as péssimas condições do muro e do piso, que possuíam muitas rachaduras, comprometendo a segurança das pessoas. Outras marcas do tempo na estrutura também preocupavam e comprometiam a qualidade dos serviços.

Após a intervenção, todo o piso, que já apresentava rachaduras, foi trocado, assim como o telhado. Visando a manutenção da segurança dos profissionais e da comunidade que utiliza as dependências da USF, as equipes efetuaram uma revisão completa da parte elétrica. Para complementar a renovação da unidade, que ganhou mais segurança e conforto, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos finalizaram a intervenção com uma pintura geral.

- A gestão olhou cuidadosamente para as unidades que estão sendo beneficiadas pelo Programa Revitaliza Resende e se atentou para as necessidades de cada uma delas. São problemas que comprometem a estrutura e precisam ser resolvidos antes que a situação fique ainda pior. Um posto de saúde com infiltrações e mofo, por exemplo, não pode ser abandonada e esquecida. Agora, a população do bairro Vicentina, assim como os profissionais, poderão ficar mais confortáveis, pois a unidade está renovada e totalmente segura – diz o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Para a cerimônia de entrega do PSF Vicentina, são aguardadas diversas autoridades municipais, como o Prefeito Diogo Balieiro Diniz, além do vice-prefeito Geraldo da Cunha, do Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, e da Superintendente Municipal de Atenção Básica, Cácia Osório. Os profissionais que atuam na unidade também estarão presentes e o convite é feito a todos os munícipes que queiram conhecer as novas instalações.

Lista de unidades contempladas

A lista de intervenções em andamento com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público de saúde oferecido em Resende inclui as unidades: Parque Minas Gerais (unidade fixa e temporária, com estrutura metálica), Engenheiro Passos, Capelinha, Fumaça, Centro, Baixada Olaria, Surubi Velho, Jardim Primavera. Já as unidades Vargem Grande, Morro do Cruzeiro, Novo Surubi, Fazenda da Barra II e III já foram totalmente concluídas e entregues à população.

As melhorias também chegaram ao tratamento da Saúde Bucal, já que o Centro de Especialidades Odontológicas também está sendo beneficiado pelo Programa Revitaliza Resende. O local receberá um novo telhado, a readequação das partes elétrica e hidráulica e todo o equipamento será substituído e renovado, incluindo novas cadeiras odontológicas e toda a mobília dos consultórios.

Palavras chaves: Posto Revitalizado; Vicentina