Assistência Social e Direitos Humanos

Moradores recebem atendimento nas áreas de Saúde e Assistência Social

Serviços sociais da Prefeitura chegam à região de Mauá

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Dentro da proposta de aproximar cada vez mais a Prefeitura do cidadão, funcionários de duas secretarias municipais (Saúde e Assistência Social) atenderam na tarde de sexta-feira, dia 14, mais de 20 famílias residentes na vila de Visconde de Mauá (foto).

Através desta iniciativa, os moradores da localidade tiveram acesso aos serviços sociais oferecidas pela Prefeitura por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Já na área da saúde, os funcionários da Prefeitura orientaram as famílias sobre os cuidados que devem ser adotados com o objetivo de impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Acompanhada pessoalmente pela secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, e a administradora da região de Mauá, Rose Nicolini, a ação foi realizada de 13h30m às 15h30m no Centro Comunitário da localidade e nas residências dos moradores com dificuldades, ou totalmente impossibilitados, de se locomoverem das suas residências.

Durante o atendimento feito pelos funcionários da Secretaria de Assistência Social, os moradores foram entrevistados por psicólogos e assistentes sociais. Por meio deste levantamento, a Prefeitura identificou as necessidades de cada família visando à inserção delas nos programas sociais do Município, entre eles o Programa Bolsa Família, que é desenvolvido em parceria com o Governo Federal.

Enquanto os pais ou responsáveis pelas famílias eram entrevistados, as crianças participaram das atividades recreativas oferecidas pelo Brinquedoteca, outro projeto de inclusão, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. As famílias mais carentes receberam ainda cestas básicas de alimentos e roupas.

Por sua vez, os técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) ressaltaram aos moradores a necessidade de os cuidados contra a dengue serem reforçados nesta época da chuva, “pois a grande quantidade de água forma o ambiente propício à formação de focos da doença”.

No entendimento da secretária Marly Ceccoline Cortona, a visita aos moradores de Mauá foi fundamental para garantir o acesso do cidadão aos serviços essenciais da Prefeitura e ampliar ainda mais a divulgação dos programas sociais desenvolvidos pela administração municipal “com o objetivo de garantir condições para a dignidade das pessoas”.

Já o prefeito José Rechuan (DEM) lembrou que desde o começo da atual administração, em janeiro de 2009, “a Prefeitura vem trabalhando muito visando melhorar as condições de vida dos moradores de Visconde de Mauá”.

- A região de Mauá está recebendo uma das mais importantes obras realizadas através da parceria entre a Prefeitura com o Governo do Estado. Não há dúvidas de que a Estrada Parque vai melhorar em muito as condições de acesso à localidade. E junto com a Estrada Parque outros serviços de fundamental importância ao dia-a-dia do cidadão nas áreas de saneamento básico e infra-estrutura estão se tornando uma realidade na região. Tudo isso comprova o esforço realizado pelo poder público em oferecer condições de uma vida mais saudável à comunidade local – declarou Rechuan.

Palavras chaves: PERTO DO CIDADÃO