28/06/2011
Seminário debate lei que garante empregos para cidadãos com deficiência
Encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 30, a partir de 8h30m
Crédito: Clóvis Alves - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta quinta-feira, dia 30 de julho, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Pessoas com Deficiências, o I Seminário de Empregabilidade de 2011, com o tema "Mudando conceitos e abrindo caminhos".
O evento, que acontece das 8 às 12h30m, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), é voltado para empresários, administradores de empresas, profissionais de Recursos Humanos, entidades que atuam na defesa dos direitos dos cidadãos portadores de deficiência e representantes de associações de moradores.
Segundo o coordenador de Políticas para as Pessoas com Deficiências do Município, José Gomes da Silva Filho, a proposta do seminário é discutir a questão da contratação de pessoas com deficiências, conforme prevê a Lei Federal 8.213/91, que obriga as empresas com 100 ou mais empregados a reservarem uma cota de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
- Nosso objetivo é esclarecer aos empresários sobre a necessidade da contratação destas pessoas e conscientizá-los a cumprirem a lei. Queremos discutir e levantar quais são as dificuldades que empresas, indústrias e comércio têm para contratar esses trabalhadores, uma vez que a lei regulamentou a contratação, mas não orientou os empresários sobre a forma de lidar com os deficientes - disse José Gomes.
Durante o seminário, a AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), divulgará o seu trabalho de consultoria em empregabilidade para pessoas com deficiências; e o SENAI (Serviço nacional de Aprendizagem Industrial) anunciará suas propostas curriculares de formação e capacitação de futuros profissionais com deficiências.
Já a empresa Michelin destacará sobre a iniciativa da empresa de implementar um projeto de contratação e capacitação de pessoas com deficiências para integrar seu quadro de funcionários.
- A partir de 1991, quando foi aprovada a Lei nº 8.213, os deficientes tiveram uma garantia legal de inclusão no mercado de trabalho. Porém, esta luta precisa ser reconhecida pela sociedade e se antes a falta de informação era uma boa justificativa para a não inclusão social do trabalhador com deficiência, atualmente ela já não faz mais sentido. Reconhecer a capacidade dessas pessoas é um passo importante. As empresas devem assumir este compromisso - defende a coordenadoria.
José Gomes acredita que uma das dificuldades dos empresários em contratar este público é exatamente saber como contratar dentro das aptidões profissionais do cidadão com deficiência. Uma das justificativas apresentadas é de que as empresas têm dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para o trabalho, o que levou a Michelin e a Votorantim a realizarem cursos de capacitação específicos para deficientes com interesse de entrar no mercado de trabalho.
Em Resende, apenas cerca de quatro empresas cumprem a lei contratando mão de obra dos deficientes, além da Prefeitura, que é responsável pela contratação de 30 empregados com este perfil.
A proteção do direito dos deficientes também é uma preocupação da Prefeitura, que em maio do ano passado lançou o Programa Gente Eficiente (foto), com o objetivo de oferecer atividades esportivas em várias modalidades aos portadores de necessidades especiais. O programa conta com uma equipe multidisciplinar, responsável pela realização das atividades e o acompanhamento dos atletas.
Confira a programação do seminário:
· 8 horas – Credenciamento
· 8h30m - Abertura oficial
· 9 horas – Apresentação do Programa Gente Eficiente (Prefeitura)
· 9h10m – Dinâmica
· 9h20m – Palestra da AVAPE
· 9h50m – Palestra SESI/SENAI
· 10h20m – Cofee Break
· 10h40m – Palestra da Michelin
· 11h20m – Mesa redonda
· 11h50m – Workshop
· 12h30m – encerramento
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL