08/02/2012

Seminário debate a diversidade sexual

Encontro vai discutir elaboração de políticas públicas

Seminário debate a diversidade sexual

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Superintendência de Relações Comunitárias do Município, com o apoio do Fórum Regional Médio Paraíba LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) promove nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro (sexta-feira, sábado e domingo), o Iº Seminário da Diversidade Sexual de Resende. O evento tem como objetivo debater propostas para elaboração de políticas públicas para estes segmentos da população.

Aberto ao público, o encontro será realizado no plenário da Câmara Municipal, que fica na Rua Padre Couto 10 – Centro. Entre os convidados estarão autoridades municipais, profissionais de diversas áreas, representantes de associações de moradores e da sociedade civil organizada. De acordo com o titular da Superintendência, Ubiratan de Oliveira – Birinha (foto), a ação faz parte da Coordenadoria da Juventude, Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, que está ligada a Superintendência de Relações Comunitárias.

Dentro desta proposta o Município enviou representantes na conferência estadual, realizada no ano passado. Na ocasião, os participantes discutiram ações contra a homofobia.

- Nossa intenção é abrir as discussões em Resende sobre um assunto que vem sendo tratado com seriedade e comprometimento por todas as esferas de governo – frisa o superintendente.

A abertura do seminário será realizada na sexta-feira, dia 10, às 19 horas. Após o pronunciamento das autoridades, haverá uma palestra com a psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) de Resende, Talita Maia. O tema que será apresentado é "A história da política da diversidade sexual no Brasil".

No sábado, os trabalhos serão abertos às 13 horas, com a exibição do documentário "Resende e a Diversidade Sexual". Logo após, profissionais abordarão os seguintes temas: Direitos Civis (palestrante: Ciro Ferreira, professor titular da Cadeira de Direito Civil da Universidade Estácio de Sá – Campus Resende; O Papel do Poder Público (vice-prefeito e secretário de Assistência Social da Prefeitura de Quatis, Hélio Ricardo); Direito à Saúde (Marco Antônio e Paula Gomes, profissionais do Programa DST/AIDS de Resende); além da participação da representante da ASTRA (Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro), Barbara Aires.

A programação prevê ainda uma palestra sobre o tema Direito à Convivência Familiar e Comunitária, com a psicóloga resendense Fernanda Ribeiro. O encerramento do seminário acontecerá no domingo, dia 12, às 17 horas, no CCRR (Centro Cultural Recreativo Resendense), quando será realizado o "Desfile da Diversidade". O objetivo é apresentar a diversidade humana, através de expressões culturais e dos segmentos da população.

Palavras chaves: CIDADANIA