01/06/2015

Programação inclui também visita ao Parque Nacional do Itatiaia

Semana do Meio Ambiente terá várias atividades no Parque das Águas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Em Resende, a Semana do Meio Ambiente será comemorada com visita e mutirão de limpeza no Parque Nacional do Itatiaia, oficinas socioambientais, exposições e doação de mudas, além de ações em várias escolas. As programações serão realizadas pela Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), em parceria com a Nissan e o Instituto Nissan.

Nesta quarta-feira, dia 3 de junho, o Parque das Águas recebe oficinas socioambientais, a exposição fotográfica “Rio Paraíba do Sul – Desafio para a Vida”, doação de mudas arbóreas e ornamentais, oficinas de artesanato, divulgação de serviços socioambientais ofertados pela Prefeitura e parceiros, além de show musical (Música Popular Brasileira e instrumental). O evento acontece das 13 às 20 horas e é aberto ao público.

Neste dia será realizada ainda a Feira de Troca Solidária/Desapego, promovida pela AMAR, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ). Dentro do Parque das Águas será montado um espaço onde as pessoas poderão levar pequenos objetos, como CDs e livros que não utilizam mais, para trocá-los por objetos que outras pessoas deixaram no espaço.

Já nas escolas a comemoração da Semana do Meio Ambiente terá contação de histórias, jogos ecológicos, plantio de mudas, 10 minutos contra a dengue, varal de livros e entrega de cartilha ambiental. Nesta segunda-feira, dia 1º, as atividades foram realizadas no Ciep 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota) e na Escola Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III).

Na terça-feira, dia 2, a programação acontece na Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), de manhã e à tarde. Na quarta-feira, dia 3, de manhã, o Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende (CREAR) participará com o Projeto AABB Comunidade das atividades no Parque das Águas. À tarde, a programação da Semana do Meio Ambiente estará na Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado (Capelinha).

A Semana conta também com uma visita orientada e um mutirão de limpeza na parte alta do Parque Nacional (trilha da Pedra do Altar). Participarão cerca de 30 pessoas que foram previamente inscritas, entre escoteiros, alunos da Associação Educacional Dom Bosco, da Universidade Estácio de Sá, estudantes de colégios do município e funcionários da Nissan com suas famílias. O evento, marcado inicialmente para o dia 31 de maio, foi adiado por conta da chuva. A nova data ainda não foi definida.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE