16/03/2012

Semana da Água: Estudantes vão conhecer a Cachoeira da Fumaça

Atividades da Agência de Meio Ambiente vão contar com o apoio da Guarda Municipal

Semana da Água: Estudantes vão conhecer a Cachoeira da Fumaça

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a Prefeitura, por meio da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende), promoverá uma semana inteira de atividades na cidade, que começam nesta segunda-feira, dia 19 de março, e seguem até a sexta-feira seguinte (23 de março). Segundo o presidente da agência, Paulo José Fontanezzi, uma das ações previstas é a Blitz da Água, que acontece pelo quarto ano seguido, através de uma parceria com a Guarda Municipal.

As atividades são desenvolvidas por meio do CREAR (Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende). Segundo Fontanezzi, o objetivo da Blitz da Água é conscientizar os motoristas sobre a importância de utilizar a sacola de lixo própria para carros, evitando o lançamento do material nas vias públicas. Na foto, um manancial situado na zona rural de Resende.

- Nós fazemos uma abordagem aos motoristas em trânsito e distribuímos sacolas de lixo e material informativo, onde eles aprendem que o lixo jogado nas ruas e avenidas pode obstruir galerias de águas pluviais e causar enchentes - disse o presidente da AMAR, informando que no ano passado (2011), a campanha atendeu três mil veículos.

A blitz acontecerá sempre nos horários de 9 às 12 horas nos seguintes locais: Cidade Alegria, na Avenida das Mangueiras (dia 19), Paraíso, na Avenida Nossa Senhora de Fátima (dia 20) e Campos Elíseos, na Avenida Nova Resende (dia 22).  Além deste trabalho de orientação, a AMAR vai promover uma visita orientada ao Parque Municipal Natural Cachoeira da Fumaça, na quinta-feira, dia 22, quando apresentará aos estudantes da rede municipal de ensino a importância da água para a conservação das florestas, plantas e dos animais, e a sobrevivência da humanidade.

A programação da Semana da Água será encerrada na sexta-feira, dia 23, em Visconde de Mauá, com o Fórum do Rio Preto sobre PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), que acontece das 8 às 17 horas. O tema da palestra será a utilização da água na produção de energia elétrica.

Palavras chaves: RECURSOS HÍDRICOS