21/03/2011

Semana da Água é comemorada com ações educativas em três bairros

Atividades orientam população sobre preservação dos recursos hídricos

Semana da Água é comemorada com ações educativas em três bairros

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), a Prefeitura, através da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) realiza a Semana da Água. A programação – que será desenvolvida por meio de uma parceria entre a administração municipal com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos), AGEVAP (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul) e a empresa ECOLETA – prevê a realização de blitz do meio ambiente em três bairros, durante as quais vai ser destacada a importância do respeito aos recursos hídricos.

- Este é o terceiro ano que vamos promover a blitz. O evento contará com a participação de 15 agentes, entre eles educadores ambientais e guardas do Grupamento Florestal da Serrinha– comenta a coordenadora do CREAR (Centro de Referência Educação Ambiental de Resende), segmento subordinado à AMAR, Rosângela Vieira.

A blitz acontecerá em Resende nesta terça-feira, dia 22, na Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos, próximo ao sinal de trânsito na entrada Ponte Miguel Couto.

Já na quarta-feira, dia 23, ela será realizada na Avenida das Mangueiras (Cidade Alegria), próximo ao posto da Polícia Militar.

A terceira blitz está marcada para sexta-feira, dia 25, no bairro Paraíso, na praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima.  Nos três bairros, o horário de realização das atividades será de 9 horas ao meio-dia.

Durante a Blitz do Meio Ambiente, serão oferecidas, aos motoristas, uma sacola de lixo para o carro, além de materiais informativos visando conscientizá-los sobre a importância do uso ordenado e da conservação dos recursos hídricos. A distribuição da sacola tem como objetivo destacar a importância de sua utilização no veículo como uma ação preventiva, pois ela pode diminuir os riscos de transtornos na época das chuvas. Isso porque esta atitude impede o lançamento de lixo nas vias públicas, e consequentemente, a obstrução da rede de águas pluviais.

Segundo a coordenadora Rosângela Vieira, durante a blitz será feita também uma pesquisa sobre o hábito da população usar sacolas de lixo nos veículos. Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas),  o Dia Mundial da Água é destinado ao debate sobre os diversos temas relacionados a este patrimônio natural. Na foto, o Rio Paraíba do Sul, que abastece cerca de 15 milhões de pessoas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE