21/11/2013
Semana da Consciência Negra homenageia pessoas que promoveram a igualdade racial
Certificado “Valdirene de Souza” será entregue nesta quinta-feira, no Colégio Olavo Bilac
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Semana da Consciência Negra continua em Resende nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, com a entrega do certificado "Valdirene de Souza" a 10 homenageados que promoveram a igualdade racial na região. O evento será às 19h, no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Campos Elíseos. Valdirene de Souza foi uma jongueira resendense que contribuiu para a promoção da igualdade racial e resgate da cultura afro no município.
A Semana começou na segunda-feira, dia 18 de novembro, com a palestra "Dia da Consciência Negra", ministrada pelo professor Amauri Mendes Pereira, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA). Na terça-feira, dia 19, teve Roda de Samba, no salão de festas Torres, e na quarta, 20, aconteceu o Baile Charme, no mesmo local.
A programação segue também nesta sexta-feira, dia 22, às 19 horas, quando o Colégio Olavo Bilac será palco de diversas atividades culturais, como jongo, capoeira e hip hop; e no sábado, dia 23, às 16h, tem Toque das comunidades de terreiro, no Parque Zumbi.
O encerramento da semana acontece no sábado, às 23 horas, com um show da cantora Zezé Motta, na ARBR (Associação Recreativa da Beira Rio), no bairro Elite. Todas as atividades têm entrada gratuita.
Confira a relação dos agraciados com o certificado "Valdirene de Souza":
André dos Santos Paulo - professor do Grupo de Capoeira Berimbau Angola
Maria Madalena - jornalista, participou da organização do Encontro Regional de Quilombolas, em 2005
Maria Teresa Leite - uma das fundadoras da ONG Sonho de Mãe, que atende crianças do bairro Surubi
Valmir de Almeida - criador do projeto de prevenção ao racismo em Barra Mansa, criador e ex-presidente do Conselho Municipal do Negro de Barra Mansa e coordenador da Rede Elo (Empreendedores Afrobrasileiros)
Escola Municipal Surubi - desenvolveu oficinas com os alunos com a temática racial, que culminaram com a Exposição "Brasil que veio da África"
Anderson Aprígio - mestre de capoeira, criou o Grupo Libertação Capoeira Brasileiro
Maria Ivete de Moura - adepta de cultos de matriz africana e como professora de História desenvolve projetos com os alunos com temática racial
Clóvis Alves - membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Resende e líder do Movimento O Negro (União de Negros do Brasil)
C.E. Antonina Ramos Freire (Alegria Velha) - desenvolveu trabalhos com os estudantes com temática racial, culminando em apresentações de dança e de teatro
Greiziéle Maria da Silva Alfredo - foi assessora especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial em Quatis e coordenou a I Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Quatis
Palavras chaves: CONSCIÊNCIA NEGRA