17/05/2013

Segurança nas escolas será tema de fórum que vai acontecer em julho

Prefeitura já melhorou iluminação e reforçou vigilância da guarda próximo às escolas

Segurança nas escolas será tema de fórum que vai acontecer em julho

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Municipal de Ordem Pública estiveram reunidos ontem, dia 16, para discutir a realização do I Fórum Municipal sobre Segurança nas Escolas. O evento, previsto para acontecer no mês de julho, terá como objetivo principal a elaboração de propostas que ampliem as ações de segurança no ambiente escolar.

De acordo com o superintendente municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos, a demanda para realização do fórum surgiu após denúncias que relataram situações de insegurança na área interna e nas proximidades de algumas escolas.

As informações foram levadas ao conhecimento do Ministério Público, Promotoria de Justiça de Família, Infância e Juventude, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

- Os representantes dessas instituições expressaram total apoio e fortaleceram a proposta para a abertura do debate nesta área. No momento, estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Educação na definição de temas, palestrantes e estrutura para o fórum - afirma José Antônio dos Santos.

O evento será aberto à população, mas terá como público alvo diretores, professores, orientadores educacionais, pais e representantes dos órgãos de segurança. Uma das propostas que será apresentada é a instalação de câmeras no pátio das unidades.

Para a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, o fórum será um importante momento para debater os problemas enfrentados pelas escolas nesta questão, utilizando como base a realidade de cada região onde a escola está situada.

- A intenção é que seja elaborado um termo de compromisso, com ações específicas para atender as solicitações de professores, estudantes, pais e a comunidade local - conclui a secretária.

No mês passado, a Prefeitura reforçou a vigilância da guarda municipal e melhorou a iluminação próximo às escolas municipais Bairro Cabral, Dona Mariúcha (Santo Amaro) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), também com o objetivo de dar mais segurança aos alunos, pais, professores e funcionários.

Palavras chaves: SEGURANÇA