Resende

14° Min29º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

06/11/2013

Secretaria de Trabalho e Renda incentiva a doação de sangue

Servidores da Secretaria de Trabalho reforçaram estoque nesta terça-feira

Secretaria de Trabalho e Renda incentiva a doação de sangue

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

   Em apoio ao Núcleo de Hemoterapia de Resende, servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e do SINE Resende, realizaram nesta terça-feira, dia 4 de novembro, a doação espontânea de sangue. O gesto solidário, incentivado pelo secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, teve como objetivo reforçar o estoque do banco de sangue do Hemonúcleo de Resende.

    O Município é referência na distribuição de bolsas de sangue para unidades médicas públicas e privadas de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Em média são 10 doadores por dia, quando seriam necessários mais que o dobro desse total.

   Além disso, a doação coletiva já antecipou a "Campanha de Doação de Sangue - Entre nessa corrente pela vida, doe sangue!", desenvolvida pelo Hemonúcleo no fim desse mês, de 25 a 30 de novembro, alusiva ao Dia do Doador Voluntário (dia 25).

   - A doação voluntária a partir dos servidores da Secretaria de Trabalho e Renda é uma demonstração solidária, que salva vidas. O Hemonúcleo de Resende é referência regional na cessão de bolsas de sangue e todos cidadãos em boa condição de saúde devem doar. São procedimentos simples, viáveis a todos. É um gesto de amor ao próximo - declara o secretário Kiko Besouchet.

   Segundo a médica responsável pelo Núcleo de Hemoterapia de Resende, Rosa Bruno Mota, o estoque é baixo para todos os tipos sanguíneos, mas os do tipo O são os mais críticos.

   - Estamos precisando com urgência de doadores de sangue dos tipos O positivo e O negativo. É um exemplo o que os servidores da Secretaria de Trabalho e Renda e do Sine estão fazendo. O banco de sangue está crítico e não existe mais a questão de reforçar somente às vésperas de datas importantes como Natal, Carnaval e Ano Novo. Acontece com frequência de o estoque baixar rapidamente. As pessoas veem as campanhas na mídia e vêm doar, mas depois esquecem" - afirma a médica, lembrando que todo o material utilizado no procedimento de coleta é descartável e cada bolsa de sangue é disponibilizada ao uso uma semana após a coleta, tendo o prazo de validade de 35 dias.

   Segundo orientação médica, estão aptos à doação de sangue homens e mulheres de 18 a 67 anos. O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista. Na triagem os profissionais buscam o conhecimento do histórico clínico do doador, recomendando que não esteja em jejum antes da doação, tenha dormido ao menos seis horas na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação, além de evitar fumar e ingerir alimentos gordurosos. O uso de medicamentos deve ser informado.

   O Núcleo de Hemoterapia de Resende funciona anexo ao Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Grégori, situado na Avenida Marcílio Dias, nº 800, bairro Jardim Jalisco. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h às 10h45. Informações pelo telefone (24) 3381-4834.

Palavras chaves: SOLIDARIEDADE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados