23/01/2013

Secretaria de Saúde realiza Campanha sobre Hanseníase para comemorar Dia Mundial de Luta Contra a doença

Objetivo é reforçar importância do diagnóstico precoce

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove durante todo o mês de janeiro uma campanha informativa sobre a hanseníase, nas salas de espera dos hospitais e postos de saúde do município. As atividades estão sendo realizadas para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, comemorado todos os anos no último domingo de janeiro.

Entre os materiais distribuídos estão folders e cartazes, que abordam o que é a Hanseníase, como acontece a transmissão, os sintomas e as formas de tratamento. O conteúdo informa ainda sobre a possibilidade de a doença causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

- Além das informações sobre a doença, estamos aproveitando para divulgar o trabalho do Programa de Hanseníase, que atende gratuitamente pacientes do município, e reforçar a importância do diagnóstico precoce - afirma a coordenadora Soraia Andrade Costa.

O Programa funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas, no Posto de Saúde Resende, que fica na Rua Dr. João Maia, 42, no Centro (em frente ao Colégio Santa Ângela). A equipe multiprofissional é formada por dermatologista, enfermeira, assistente social, fisioterapeuta, técnico de laboratório e técnico de enfermagem. O programa distribui também os medicamentos necessários para garantir o tratamento dos pacientes.

Além disso, essas pessoas e seus familiares são acompanhados durante cinco anos, o que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Uma vez por mês as famílias participam ainda de grupos de auto cuidado, onde têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a doença.

Outra ação importante desenvolvida pelo programa é a capacitação permanente dos profissionais da rede de saúde, principalmente da saúde básica. Neste ano, a equipe também estará no Programa Saúde na Escola para avaliar as crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de lesões na pele, que sempre apresentam alteração de sensibilidade, e podem ser manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer parte do corpo. As lesões podem ser lisas ou elevadas.

Outros sintomas são: caroços avermelhados ou acastanhados, áreas da pele que formigam ou pinicam e vão ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Esses sinais podem se localizar em qualquer parte do corpo. Os locais de maior incidência são no rosto, orelhas, costas braços, nádegas e pernas.

A hanseníase é fácil de diagnosticar, de tratar e tem cura, no entanto, quando diagnosticada e tratada tardiamente pode trazer graves conseqüências para os portadores e seus familiares, pelas lesões que os incapacitam fisicamente. Quem tiver alguma dúvida pode procurar diretamente o programa, sem necessitar de encaminhamento da rede básica, ou ligar para o telefone 3354-6801.

Palavras chaves: SAÚDE