02/09/2011

Saída será às 10 horas deste sábado em frente à Caixa Econômica

Secretaria de Saúde promove caminhada contra o tabagismo

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, dia 03, uma caminhada contra o tabagismo para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto). A saída será às 10 horas, na Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos, próximo à agência da Caixa Econômica Federal, com destino ao Parque das Águas. Durante o trajeto, haverá a distribuição de folhetos informativos e no final do evento acontecerá um sorteio de brindes. O objetivo do encontro é conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo tabaco no organismo. A caminhada contará com a presença das pessoas que tentam se libertar do cigarro através do Programa de Controle do Tabagismo do Município, além de todo e qualquer cidadão interessado, conforme informou a diretora de Educação e Saúde do Município, Cristina Rosadas. Desenvolvido pela Prefeitura em vários pólos da cidade, o Programa de Controle do Tabagismo, cuja coordenação é de Sônia Garcia, realizou semana passada, na Cidade Alegria, a cerimônia de entrega de certificados a mais 50 cidadãos que conseguiram se libertar da dependência após terem participado do projeto. Em pouco mais de um ano de funcionamento, o programa continua apresentando resultados positivos: neste período, 780 pacientes deixaram de fumar, o que corresponde a 78 por cento do número de pessoas atendidas. Atualmente, o Município conta com o programa em 16 unidades de saúde, totalizando em torno de 230 usuários em tratamento (foto). Eles passam por várias etapas, entre elas a de verificação do grau de dependência em relação à nicotina. A partir deste dado, é feito um plano de tratamento específico para aquele paciente. O plano poderá ser alterado de acordo com a necessidade de cada pessoa. As unidades de saúde que dispõem atualmente de grupos do Programa do Tabagismo são as seguintes: Engenheiro Passos, Cabral, Paraíso, Vila Vicentina/Santo Amaro, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Manejo, Cidade da Alegria, Itapuca, São Caetano, Baixada Olaria, Morro do Cruzeiro, Visconde de Mauá e Vargem Grande. Os interessados em iniciar o tratamento podem procurar a unidade de saúde em seu bairro. Em cada unidade, as reuniões dos grupos acontecem em horários diferenciados, que são informados no local. Cada grupo reúne em média 15 pacientes.
Palavras chaves: VIDA SAUDÁVEL