27/06/2011

Palestras sobre a doença chegam aos idosos do Programa Terceira Idade Ativa

Secretaria de Saúde amplia ações de prevenção contra hipertensão arterial

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dando continuidade ao ciclo de palestras nas comunidades voltadas à prevenção contra a hipertensão arterial (pressão alta) e o diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira, dia 28, mais um encontro com o objetivo de orientar os moradores.

Desta vez, a reunião será às 7h30m, na Igreja de São Judas Tadeu (Morada da Felicidade), na região do bairro Itapuca. A palestra estará a cargo novamente da enfermeira Sarita Fodor.

Desde abril, a enfermeira vem visitando os pólos do Programa Terceira Idade Ativa, nos quais conversa com os moradores a respeito dos cuidados necessários contra diabetes e hipertensão.

As palestras são destinadas especialmente às pessoas com mais de 50 anos de idade, segmento da população atendido pelo Terceira Idade Ativa, que foi implantado pela Prefeitura em 2009 e oferece atividades esportivas, recreativas, educativas, culturais e de saúde a quase dois mil cidadãos em 20 núcleos nas áreas urbana e rural.

Os idosos recebem também informações sobre alimentação saudável.

- A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que é realizada em parceria com a Superintendência Especial de Eventos de Integração da Prefeitura, tem como proposta levar informações ao público da Terceira Idade sobre diabetes e hipertensão. Além da palestra, os idosos assistem ainda a um filme educativo a respeito do assunto -  destacou a diretora de Educação em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas.

A hipertensão e o diabetes são considerados os principais fatores de risco para a ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças cardiovasculares, como infarto.

A adoção de uma vida saudável, por meio da prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável, entre outros procedimentos, é fundamental na prevenção dessas doenças.

As palestras coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde já aconteceram nos pólos do Programa Terceira Idade Ativa localizados nos bairros Morro do Cruzeiro, Vila Vicentina, Fazenda da Barra III, Parque das Águas (foto) e Nova Alegria. Confira o calendário dos próximos encontros:

28/06 - às 7h30m, na Morada da Felicidade – Itapuca (Igreja de São Judas Tadeu)

04/07 – 7h30m, no Paraíso (Parque Paraíso)

05/07 – 7h30m, no Surubi Velho (salão da Igreja Católica)Surubi)

11/07 – 8 horas, no Toyota (CRAS)

12/07 – 7h30m, na Fazenda da Barra II (pátio da Igreja Católica)

25/07 – 7h30m, na Vila Araújo (Igreja São Sebastião) e 9 horas, no Lavapés (Escola Sagrado Coração)

26/07 – 7h30m, na Cidade Alegria (área de lazer do COOPHASUL)

02/08 – 7h30m, no Parque das Águas

03/08 – 7h30m, no Novo Surubi (Escola Municipal Maria Dulce)

09/08 – 8h30m, na Vila Julieta (Parque Tobogã)

10/08 – 8h30m, na Cidade Alegria (Centro de Convivência dos Idosos, na área de lazer do bloco 5)