24/03/2011
Secretaria de Obras realiza limpeza do Rio Sesmarias
Retirada de entulho no manancial conta com o apoio da AMAR
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Obras divulgou esta semana um relatório dos serviços de conservação realizados ao longo do rio Sesmarias. Executado sob a coordenação das Diretorias de Obras e de Defesa Civil da Prefeitura, o trabalho teve como objetivo diminuir os riscos de novos transbordamentos, que no ano passado causaram diversos transtornos aos moradores de Resende.
As duas inundações registradas no manancial em 2010 foram provocadas por enchentes ocorridas no município paulista de São José do Barreiro.
O serviço de conservação realizado pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Resende teve o apoio da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município) e do Corpo de Bombeiros, além da empresa Selles Manutenção e Instalação de Rede Elétrica Ltda.
Uma equipe formada por 20 operários foi empregada na realização dos serviços. Os trabalhadores contaram com o apoio de duas máquinas e um caminhão.
Em duas pontes sobre o Rio Sesmarias – uma localizada na esquina da Rua do Rosário com a Rua Coronel Rocha Santos, e a outra que dá acesso ao Condomínio Chácara do Tácito - foram retirados entulhos e troncos de árvores que estavam presos aos pilares das travessias. O condomínio Chácara do Tácito e os bairros Parque Ipiranga, Jardim Brasília e Jardim Jalisco estão entre as comunidades mais afetadas pelos transbordamentos do Sesmarias no ano passado.
Segundo o titular da Secretaria de Obras do Município, engenheiro Rubens Almada, uma das prioridades das equipes de trabalho foi a limpeza e a ampliação da calha do rio nas suas cabeceiras. Este serviço aumentará a capacidade de vazão do manancial. Ao longo do Sesmarias foram retirados vários galhos de árvores e lixo que represavam a água.
Lembrando que a Prefeitura aguarda a chegada de R$ 5 milhões em recursos federais para a realização de obras de desassoreamento ao longo do Rio Sesmarias, Rubens Almada acredita que os trabalhos de limpeza feitos recentemente com recursos próprios da administração municipal são importantes para reduzir as possibilidades de transtornos na época de chuvas fortes.
- A Prefeitura vem ampliando as ações de prevenção contra as chuvas no Município. O trecho que marca o encontro dos Rios Paraíba e Sesmarias, por exemplo, próximo à agência do INSS, passa por um serviço permanente de dragagem. Precisamos, no entanto, contar com o apoio da população. Pedimos às pessoas que não joguem lixo doméstico e entulhos às margens do rio. Agindo desta maneira, a população vai colaborar para impedir o assoreamento do manancial – disse o secretário.
Palavras chaves: INFRA-ESTRUTURA