08/12/2010

Secretaria de Educação promove palestra sobre autismo

Evento faz parte das ações para garantir inclusão social de portadores de deficiência

Secretaria de Educação promove palestra sobre autismo

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta sexta-feira, dia 10, às 18 horas, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), o workshop Autismo e Educação, com a coordenadora da AMA (Associação de Amigos do Autista) de São Paulo, Marli Marques.

O encontro é aberto ao público e conta com apoio da médica homeopata Ângela Merice, que realiza um trabalho com autistas em Resende. O método pedagógico utilizado no encontro será Teacch, uma das metodologias mais aplicadas atualmente em intervenção educativa na área do autismo.

O programa Teacch (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children), que na Língua Portuguesa significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação, é um programa educacional e clínico com uma prática predominantemente psicopedagógica, que busca observar profundamente os comportamentos das crianças autistas em diferentes situações. O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano, que afeta a capacidade de comunicação e socialização do indivíduo.

Segundo a coordenadora do CEMAE (Centro de Atendimento ao Educando), Terezinha Saloto, o TEACCH “representa um programa estruturado, que privilegia a implantação de rotinas tornando o meio mais previsível ao autista”.

- O autista é vítima de uma síndrome, e muitos dos seus distúrbios de comportamento podem ser modificados à medida que ele consegue expressar-se e entender o que se espera dele.  A organização do espaço e do tempo se constitui em um esforço positivo no comportamento do Autista. Outro dado importante é que as crianças autistas respondem melhor às situações dirigidas e também respondem mais consistentemente aos estímulos visuais que aos estímulos auditivos – declarou Terezinha.

Para a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, a realização deste workshop representa mais um importante passo da Prefeitura de Resende na busca pela inclusão de pessoas deficientes nas escolas regulares do município.

Ela lembrou de outras ações desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) com o objetivo de ampliar o aprendizado na área de especial, entre elas a ampliação do número de salas de recursos especiais, através das quais os estudantes portadores de deficiência recebem um complemento diferenciado no seu aprendizado; a Semana dos Portadores de Necessidades Especiais; a implantação do Programa Gente Eficiente, que atende também estudantes deste segmento com atividades recreativas, esportivas e culturais (foto); a Escola de Educação Especial Rompendo o Silêncio e o apoio à Associação Pestalozzi de Resende.

- Entender o universo do autista e saber trabalhar com este segmento vai facilitar o processo educacional e a inclusão destes educandos nas escolas da rede municipal – disse Soraia.
Palavras chaves: NESTA SEXTA-FEIRA