01/12/2010

Secretaria de Educação assina convênio para contratação de 143 estagiários

Contratados vão atuar também na sala de aula

Secretaria de Educação assina convênio para contratação de 143 estagiários

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Nesta quinta-feira, dia 02, às 11 horas, na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), o prefeito José Rechuan (DEM) e a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, assinarão junto com o superintendente do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), professor Paulo Pimenta Gomes, o convênio para a implantação de um programa de estágio remunerado na rede municipal de ensino.

A iniciativa beneficiará 143 estudantes do ensino médio e universitários residentes no município, que cumprirão uma jornada diária de quatro horas. As remunerações para os estagiários contratados vão variar de R$ R$ 254,00 R$ 449,00.

As vagas oferecidas pelo convênio serão as seguintes: estudantes matriculados no curso de formação de professores para auxiliar professores da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental na sala de aula (84 vagas); técnico de informática com conhecimento em manutenção de computadores (28); graduação em pedagogia ou psicologia para atuar na sala de aula junto aos alunos com necessidades especiais (15); graduandos do curso de letras – espanhol e graduandos do curso de Línguas – Inglês (cinco vagas, cada); técnico de informática com conhecimento em rede Windows e Linus (duas); técnico de informática com conhecimento em designer gráfico, graduação em arquitetura – conhecimento em AutoCAD, graduação em Engenharia – conhecimento em orçamento e graduação em Publicidade – conhecimento em designer gráfico (uma vaga para cada).

Segundo a secretária de Educação, Soraia Balieiro, os estudantes de informática atuarão nos laboratórios de informática das escolas.   Já os universitários do curso de línguas auxiliarão o aprendizado oferecido pela Prefeitura nas oficinas do projeto de Educação Integral, que foi  implantado neste ano em 12 escolas municipais. Através deste projeto, os alunos permanecem mais três horas na escola além do turno escolar, período no qual participam de atividades culturais, artísticas, pedagógicas e esportivas.

Os graduandos em Pedagogia e Psicologia, por sua vez, atuarão junto às salas de recursos, auxiliando a inclusão de alunos com necessidade especiais nas unidades de ensino regulares. Os estudantes de Engenharia, Arquitetura e Publicidade auxiliarão nos trabalhos da Secretaria de Educação e os Alunos do Curso de Formação de professores ajudarão os professores da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental (foto).

- A contratação desses estudantes será um importante reforço para nossa equipe. Com o objetivo de auxiliar os nossos professores da pré-escola e do primeiro ano, estamos contratando 84 estagiários, ou seja, um aprendiz para cada professor. Além de melhorar a qualidade do ensino prestado pelo município, também estaremos oferecendo a primeira experiência para os jovens aprendizes em suas áreas de atuação, proporcionando-lhes a possibilidade de no futuro ingressar no mercado de trabalho e conquistar o primeiro emprego -  ressalta Soraia, acrescentando que a Prefeitura fornecerá aos estudantes bolsa auxílio e vale-transporte.

De acordo com a supervisora Sul Fluminense do CIEE, Cássia Freitas de Paula, “o programa de estágios é um importante instrumento de promoção social, onde o estudante agrega o conhecimento à prática, e desenvolve competência para atuar na área de sua formação”. Ainda segundo a supervisora, no desenvolvimento do programa de estágios, os estudantes participarão de oficinas de capacitação, além do desenvolvimento de atividades práticas em conformidade com o conteúdo pedagógico de cada curso.

Os interessados em se inscrever para uma das vagas de estágio oferecidas devem procurar a sede do CIEE/Resende, que fica localizado na Rua Nicolau Taranto, 197 - Loja 02, bairro Comercial. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (24) 3354-1310.

Palavras chaves: OPORTUNIDADE