20/10/2010

Secretaria de Educação anuncia cursos de capacitação

Iniciativa vai preparar profissionais para o serviço público

Secretaria de Educação anuncia cursos de capacitação

Em parceria com a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, a e-Tec Brasil (Escola Técnicos Aberta do Brasil) abriu inscrições para os  cursos técnicos em Serviços Públicos  e  Agente Comunitário de Saúde. Os dois cursos são gratuitos e a distância. Podem se inscrever alunos cursando o segundo ano do ensino médio e os que já tenham concluído esta etapa do ensino.

Segundo a coordenadora do Pólo e-Tec Resende, Marisa Medeiros, são oferecidas 30 vagas no curso Técnico em Serviços Públicos (Gestão e Negócios ) e outras 30 no curso Técnico de Agente Comunitário (Saúde e Segurança). Para a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, os cursos técnicos “representam uma excelente oportunidade aos jovens em busca de uma vaga no mercado de trabalho”.

- Uma das propostas principais da administração do prefeito José Rechuan na área da geração de empregos é a ocupação da maioria das novas oportunidades de trabalho por profissionais da cidade, daí a importância dos cursos de qualificação. No nosso entendimento, a parceria do governo municipal para a realização destes dois cursos contribui de forma direta, no sentido de garantir aos moradores da nossa cidade, condições melhores de acesso ao mercado de trabalho – disse Soraia.

Para se inscrever, basta o candidato acessar o site www.ifrj.edu.br e preencher o formulário de inscrição até o dia 12 de novembro. A partir disso, os procedimentos deverão ser os seguintes: encaminhamento da ficha de inscrição pela internet, impressão do boleto bancário e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 em qualquer agência bancária. O processo seletivo será realizado no dia 12 de dezembro de 2010, das 14 às 17 horas, no local indicado pelo Cartão de Inscrição. O candidato só vai pagar a taxa de inscrição, pois os cursos e todo o material didático vão ser gratuitos.

Os dois cursos oferecem aos alunos possibilidades de atuação em instituições públicas, nas esferas federal, estadual e municipal. O Curso Técnico em Serviços Públicos pertence ao Eixo Gestão e Negócios e aborda na formação os seguintes temas: Administração Pública, Políticas sociais e Econômicas, Contabilidade, Orçamento e Licitação, Finanças, Atendimento ao Público, Gerenciamento e Elaboração de Projetos, Relações Interpessoais, Gestão pela Qualidade e Liderança.

Já o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde faz parte do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança. Neste caso, os temas abordados são os seguintes: Políticas de saúde no Brasil; Estratégia Saúde da Família;  Educação e Saúde; Fases do ciclo vital, Processos saúde–doença e seus condicionantes; Sistema Único de Saúde; Promoção da saúde, considerando as situações e grupos mais vulneráveis e Família: ampliação do conceito, especificidades e diferenças.

Outras informações poderão ser obtidas no pólo da e-Tec em Resende, que se localiza no segundo piso do prédio da UAB (Universidade Aberta do Brasil). A UAB, cujo telefone é (24) 3354-7103, fica na Rua Padre Marques 68, Centro, próximo ao Paço Municipal (antiga sede da Prefeitura). A UAB funciona de 18h30m às 21 horas.

Palavras chaves: OPORTUNIDADES