Esporte e Lazer

23/05/2011

Secretaria de Assistência Social realiza ação itinerante na Serrinha do Alambari

Atividades acontecem nesta terça-feira, a partir de 9 horas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Resende vem realizando ações itinerantes do setor em comunidades distantes do centro urbano. Somente neste ano foram atendidas cerca de 600 pessoas, em quatro atendimentos realizados nas comunidades de Engenheiro Passos e Visconde de Mauá (dois, em cada). Nesta terça-feira, dia 24 de maio, acontece mais uma edição do projeto, na Serrinha do Alambari, de 9 às 16 horas, na quadra coberta. A realização do projeto na localidade vai facilitar o acesso dos moradores aos seus direitos enquanto cidadãos. Cerca de 20 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, pedagogos e auxiliares administrativos estarão na Serrinha para atender as famílias, prestando serviços que incluem ações de prevenção em Saúde; cadastramento para o Programa Bolsa Família; cadastro para a Tarifa Social (benefícios oferecidos na conta d’água aos contribuintes de baixa renda); orientações sobre benefícios sociais; oficina de sabão; e atividades da Brinquedoteca, destinadas exclusivamente às crianças. A Ouvidoria Geral do Município também realizará o atendimento ao cidadão no local. A ideia da Ação Itinerante é ofertar a todos os moradores, os serviços que diariamente são oferecidos pelas quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que ficam nos bairros Jardim Esperança, Itapuca, Toyota e Lavapés. - Ofertamos nessas ações todos os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e também alguns equipamentos da nossa rede social, que normalmente são encontrados nos CRAS - destaca a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona (foto). No projeto de ações itinerantes, a Prefeitura oferece os atendimentos normalmente prestados pelos seguintes serviços: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também do CRAS; Brinquedoteca; Oficina de Sabão (Projeto Inclusão Produtiva); Serviços de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (CREAS); Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher (NIAM); Conselho Tutelar; Cadastro de Currículo, com apoio do SINE (Sistema Nacional de Emprego); emissão de Carteira de Trabalho; Massoterapia e Ginástica Laboral, entre outros. Além destes serviços, a equipe da Secretaria de Assistência Social realiza um diagnóstico sócio-territorial dos distritos, visando produzir informações sobre perfil do território, capaz de identificar as necessidades principais do local e os serviços que podem ser oferecidos aos moradores. - A partir disso, é possível realizar intervenções planejadas, acompanhamento das situações monitoradas, e iniciativas de apoio, entre outras ações. Quando recebemos informações sobre crianças em situação de direitos violados, sem ir à escola ou vítimas de maus tratos, por exemplo, fazemos uma visita domiciliar para ver o que está acontecendo, e com o apoio do Conselho Tutelar, buscamos formas de contribuir com essa família e solucionar o problema – comenta o assessor técnico do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Rodrigo Arcanjo.
Palavras chaves: PERTO DO CIDADÃO