18/12/2009

Recursos serão aplicados no pagamento do 13º salário da instituição

Santa Casa recebe mais R$ 146 mil da Prefeitura

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito, anunciou, nesta sexta-feira, dia 18, o repasse de mais R$ 146 mil para a Santa Casa de Misericórdia de Resende. A instituição vai aplicar os recursos liberados para o pagamento do 13º salário dos seus funcionários. O valor pago é referente a um débito deixado pelo governo anterior junto à entidade. O montante repassado este ano pela Prefeitura à instituição já se aproxima de R$ 1 milhão. No caso dos R$ 146 mil repassados hoje, esta verba representa um valor adicional. Por ser uma instituição filantrópica, a Santa Casa tem administração própria e recebe um aporte do Governo Federal de benefícios fiscais, além da remuneração paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O restante dos recursos necessários deve ser de arrecadação própria, através do atendimento prestado no setor particular da unidade. Os repasses feitos pela Prefeitura correspondem à realização de cirurgias eletivas realizadas no local. - O Governo Municipal agora trabalha em conjunto com a Santa Casa visando melhorar a gestão e aumentar suas fontes de arrecadação própria deste hospital – informou o secretário de Saúde. Para isso, a Prefeitura elaborou, junto à direção da entidade, mutirões de cirurgias de varizes. Como existe uma demanda muito grande no município para esse procedimento cirúrgico, o volume de recursos liberados pelo Ministério da Saúde para este serviço é maior. - Trata-se de um incentivo do Governo Federal para melhorar a remuneração dos profissionais. No próximo ano, planejamos incluir nestes mutirões outras cirurgias – acrescentou Brito. Ele afirmou ainda que, a partir de janeiro de 2010, as prefeituras dos municípios vizinhos, cujos moradores também utilizam os serviços da Santa Casa, irão subvencionar a instituição. - Já existe um acordo com os governos desses municípios para que eles também repassem recursos para a entidade, que atende cerca de 20 por cento de pacientes de outros municípios. Isso significará uma melhoria muito grande para a Santa Casa – acrescentou.
Palavras chaves: BOA NOTÍCIA