27/08/2013

Sala de Recursos será inaugurada no CIEP 342, em São Caetano

Aulas especiais vão beneficiar estudantes com deficiências

Sala de Recursos será inaugurada no CIEP 342, em São Caetano

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria de Educação vai inaugurar, nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, às 9 horas da manhã, a sala de recursos do CIEP 342 - Geraldo da Cunha Rodrigues, no bairro São Caetano. A implantação das aulas especiais para alunos com deficiências faz parte das atividades da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, que acontece em Resende de 26 a 31 de agosto.

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE), Terezinha Saloto, as salas de recursos têm a finalidade de prestar atendimentos pedagógicos especializados aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades educacionais.

A nova sala vai atender a 10 alunos que já estão matriculados na escola. São crianças com idades entre seis e 12 anos, portadores de deficiências como: Paralisia Cerebral, Autismo, Transtorno Global, Síndrome de Turner e Deficiência Intelectual.

As aulas serão em horário complementar ao período de estudo dos alunos. Atividades como música, filmes, jogos pedagógicos e brincadeiras serão desenvolvidas com os estudantes, para exercitar a coordenação motora, o tato, a respiração, a audição, a memória, a definição de cores, entre outras. Os atendimentos são realizados por professores com especialização em educação especial.

Através do CEMAE, o trabalho conta ainda com o apoio de profissionais como psicólogas, fonoaudiólogas, psicomotricista, psicopedagoga, pedagoga e assistente social.

- O maior ganho para esses alunos é do ponto de vista pedagógico. Com essa nova turma vamos oferecer ferramentas e recursos que melhoram o aprendizado e, aos poucos, eles também vão ganhar mais independência nos estudos e até no dia a dia - destacou o secretário de Educação, Mário Rodrigues.

O CIEP 342 - Escola Municipal Geraldo da Cunha Rodrigues foi municipalizado em janeiro deste ano e atende 127 alunos do 1º ao 5º ano. Ao todo são 38 salas de recursos, instaladas em 23 escolas da rede municipal. Já são beneficiados com os atendimentos cerca de 400 alunos. O projeto é resultado de uma parceria entre o Município (que disponibiliza espaços e profissionais) e Ministério da Educação (equipamentos e materiais didáticos).

Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência - Na abertura do evento, na segunda-feira, dia 26, o prefeito José Rechuan (PP) destacou o trabalho da Prefeitura para garantir a inclusão social das pessoas com deficiência e dos alunos matriculados em turmas regulares.

- Esta semana é o resultado do empenho de profissionais e dos investimentos feitos pela Prefeitura em programas voltados para este segmento, como o Gente Eficiente e as Salas de Recursos nas unidades de ensino. Estamos buscando melhorar cada vez mais a educação e a inclusão nas salas de aula, pois entendemos a importância desta base para o crescimento das pessoas atendidas - disse Rechuan.

Palavras chaves: INCLUSÃO