05/07/2017
Saúde de Resende sai do CTI
Casos de dengue despencam em seis meses de gestão Diogo Balieiro Diniz, marcada por mutirão de cirurgias e exames, municipalização da UPA, implantação do Polo de Soros Antivenenos e reabertur
Crédito: Jenny Faulstich/PMR
O setor da saúde, prioridade para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, que é médico concursado da Rede Municipal, recebeu uma injeção de ânimo e de novos investimentos nos primeiros seis meses de Governo. Depois de encontrar a saúde pública de Resende literalmente no CTI, com várias unidades praticamente paralisadas por falta de profissionais; salários atrasados; Centro de Controle de Zoonoses fechado; e uma fila por cirurgias e exames batendo a casa dos dois anos de espera em alguns casos; a nova gestão municipal tomou medidas emergenciais que não só fizeram a saúde recuperar o fôlego como também alcançar resultados positivos.
Entre as principais medidas adotadas estão a municipalização da UPA, que permitiu que a unidade continuasse funcionando plenamente, mesmo depois do Governo do Estado interromper os repasses de verbas fundamentais para o município. Para isso, a Prefeitura convocou profissionais concursados que aguardavam chamada desde o ano passado, e realizou processo seletivo para socorrer a unidade, onde são atendidas cerca de sete mil pacientes/mês.
Fim das filas – Já para reduzir a fila de espera e agilizar a realização de exames e consultas, a Prefeitura tomou duas providências fundamentais. A primeira delas foi colocar em dia o convênio com a Santa Casa, cujos repasses estavam atrasados, dificultando a compra dos medicamentos e materiais cirúrgicos necessários para a realização das intervenções. A segunda foi implantar o Super Mutirão da Saúde – uma iniciativa pioneira no município, que tem como objetivo zerar a fila de espera. Apenas para se ter um ideia da importância desta iniciativa, basta dizer que, apenas no mês de maio, 227 cirurgias eletivas de diversas especialidade foram realizadas, além de 28.313 exames laboratoriais, e mais de mil exames de raio x.
Outra importante conquista alcançada neste primeiro semestre de gestão do prefeito Diogo Balieiro Diniz, que era uma antiga reivindicação da população, foi a reabertura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que estava fechado há mais de um ano e sem nenhuma condição de uso. Hoje, além de funcionar regularmente, oferecendo castração de cães e gatos, a unidade também ampliou seus serviços criando um consultório veterinário e promovendo feiras de adoção de animais.
Mais conquistas – Além de todas esses avanços, a Prefeitura também realizou, em 180 dias, as campanhas de vacinação contra a febre amarela e gripe Influenza, superando as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde; e conquistou junto ao Governo do Estado a implantação, em Resende, de um polo de soro antiveneno, para atendimento às vítimas de picadas de animais como cobras, aranha e escorpião.
O trabalho de prevenção contra a dengue também foi priorizado com a realização de dezenas de mutirões, em várias regiões do município, como a Grande Alegria, Paraíso, Centro e Fazendas da Barra. O trabalho, que mobilizou vigilantes sanitários, voluntários e servidores de diversas áreas, contou também com a participação do Exército. O resultado de todo este esforço elevou a qualidade da saúde pública no município e manteve a doença sob controle, ao contrário do que ocorreu no ano passado quando Resende enfrentou uma epidemia de dengue. No primeiro quadrimestre de 2016 foram registrados 1.868 casos de dengue, contra 245 casos tratados no mesmo período deste ano, após os mutirões comandados por Diogo.
Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, os resultados alcançados até agora, mostram que Resende está no caminho certo e que é possível mudar a realidade, mesmo em tempos de crise.
- A saúde precisa ser encarada como uma prioridade em qualquer situação e, em tempos de crise isso não pode ser diferente. Agora que já superamos os problemas iniciais, como falta de profissionais, equipamentos sucateados e convênios paralisados, estamos prontos para fazer mais, e já estamos fazendo – disse o prefeito.