06/05/2011

Sábado Saudável: Saúde, Educação e Assistência Social todo sábado nas unidades médicas

Programa da Prefeitura acontece nos quatro sábados do mês de maio, entre 8 e 16 horas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Além de exames preventivos de colo do útero, o Programa Sábado Saudável, que acontece neste sábado, dia 07 de maio, de 8 às 16 horas, em 22 postos de saúde da zona urbana e rural do Município, vai oferecer serviços à população nas áreas de Assistência Social e Educação. Na foto, a unidade médica do Jardim Alegria, onde as atividades também serão realizadas. No caso da Assistência Social, haverá pelo menos um funcionário da pasta em cada posto informando os cidadãos sobre os seguintes assuntos: cadastramento para programas sociais disponibilizados pela Prefeitura, realização de cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o SENAC e vagas de empregos oferecidas por meio do SINE (Sistema Nacional de Empregos). Já na área da Educação, quase 30 alunos das séries iniciais da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria) farão neste sábado o exame oftalmológico no posto de saúde do Manejo. Em reunião realizada na tarde de quarta-feira com representantes das três secretarias municipais envolvidas diretamente na realização do projeto, o prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou o objetivo básico do Programa Sábado Saudável, “que é aproximar cada vez mais os serviços públicos do cidadão”. Na opinião do prefeito, através deste projeto, “a Prefeitura também se fará mais uma vez presente nos bairros do Município”. - Nos primeiros quatro meses deste ano abrimos as portas dos postos de saúde do Manejo e da Cidade Alegria em pelo menos um sábado para a realização dos exames preventivos de colo do útero. Mais de cem pacientes compareceram às duas unidades, o que nos levou à conclusão de que o funcionamento dos postos no sábado facilita a vida de muitas pessoas que trabalham fora nos dias úteis. Agora, com Sábado Saudável, vamos ampliar os serviços, dentro da nossa proposta de ir ao encontro do cidadão com o objetivo de oferecer os serviços públicos aos quais ele tem direito – disse Rechuan. O Programa Sábado Saudável vai ser realizado inicialmente nos quatro sábados do mês de maio (dias 07, 14, 21 e 28). Pelo menos 50 servidores estarão mobilizados para o projeto. Sobre os cursos de qualificação profissional do SENAC, o prefeito disse que muitos deles são gratuitos, “e precisam ser informados ao cidadão”. Outra informação oferecida durante a realização do programa será a respeito dos cursos de capacitação disponibilizados recentemente aos cidadãos portadores de deficiência física, através de uma parceria entre a Prefeitura, a Siderúrgica Votorantim e a AVAPE (Associação para a Valorização de Pessoas com Deficiência). A Prefeitura espera também ampliar ainda mais o número de cidadãos inscritos no Cadastro Único da Assistência Social, que permite a inserção das pessoas de baixa renda aos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, entre eles o Bolsa Família. Com relação aos exames oftamológicos para estudantes da rede municipal, este serviço começou a ser oferecido no ano passado em algumas escolas. A ação faz parte da programação do Sábado Saudável visando garantir o acesso de um número maior de estudantes ao serviço. Inicialmente, nas quatro edições do Sábado Saudável, previstas para este mês de maio, 96 estudantes das séries iniciais vão ser atendidos. A Secretaria Municipal de Educação garantirá o transporte dos alunos e dos responsáveis até o local do exame e durante o retorno para casa. Levantamentos iniciais da Prefeitura indicam que muitos estudantes têm dificuldades no aprendizado devido a problemas de visão, daí a decisão de ampliar a oferta deste serviço.
Palavras chaves: MAIS PERTO DO CIDADÃO